Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

MARTIROLÓGIO ROMANO DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

 Martirológio
São João de Kenty, presbítero, que, sendo sacerdote, se dedicou ao ensino durante muitos anos na Universidade de Cracóvia e depois assumiu o ministério pastoral da paróquia de Olkusz, onde associou às suas grandes virtudes o testemunho de uma recta fé e foi para os seus colaboradores e discípulos um exemplo de piedade e caridade para com o próximo. No dia 24 deste mês, em Cracóvia, cidade da Polónia, partiu deste mundo para a alegria celeste.

 

 

2.   Em Gortina, na ilha de Creta, dez santos mártires – Teódulo, Saturnino, Euporo, Gelásio, Euniciano, Zótico, Pôncio, Agatopo, Basílides e Evaristo – os quais, durante a perseguição do imperador Décio, por se terem recusado publicamente à ordem de oferecer sacrifícios na dedicação do templo de Fortuna, depois de sofrerem cruéis tormentos, foram decapitados.

3.   Em Roma, a comemoração de São Sérvulo, que, desde tenra idade, jazendo paralítico sob um pórtico junto da igreja de São Clemente, dava sempre graças a Deus na sua dor, como escreve São Gregório Magno, e tudo o que recebia de oferta distribuía aos pobres.

4*.   Em Chartres, na Gália, na actual França, Santo Ivo, bispo, que reformou a ordem dos cónegos e trabalhou e escreveu muito para promover a concórdia entre o sacerdócio e o império e para o benefício da Igreja.

5*.   Em Bressanone, no Alto Ádige, região da Itália, o Beato Hartmann, bispo, que, depois de ser cónego regular, governou esta Igreja com prudência e fidelidade.

6*.   Na Islândia, São Torlaco, bispo de Skalholt, que se dedicou à reforma dos costumes do clero e do povo.

7.   Em Cantuária, na Inglaterra, a comemoração de São João Stone, presbítero da Ordem dos Irmãos de Santo Agostinho e mártir, que, no reinado de Henrique VIII, defendeu valorosamente a fé católica e consumou o martírio no patíbulo da forca.

8*.   Em Valência, na Espanha, o Beato Nicolau Factor, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que, abrasado em ardentíssimo amor de Deus, foi muitas vezes arrebatado em êxtase.

9.   Em Montréal, no Canadá, Santa Maria Margarida d’Youville, religiosa, que, depois de ter ficado viúva, educou piedosamente os dois filhos, encaminhando-os para o sacerdócio, e se entregou com todas as suas forças ao cuidado dos enfermos, dos anciãos e de todo o género de necessitados, para os quais fundou a Congregação das Irmãs da Caridade.

10.   Em São Paulo, no Brasil, Santo António de Sant’Ana Galvão de França, presbítero da Ordem dos Frades Menores, que se dedicou frutuosamente ao ministério da pregação e da penitência e fundou o Recolhimento da Luz, onde orientou com a sua exemplar direcção espiritual uma comunidade de Irmãs.

11.   Em Tjyen-Tiyou, localidade da Coreia, São José Cho Yun-ho, mártir, que, ainda jovem, seguindo os passos de São Pedro Cho Hwa-so, seu pai, foi morto à paulada por causa do nome de Cristo.

12*.   Na território de Valência, na Espanha, o Beato Paulo Meléndez Gonzalo, mártir, que, sendo pai de família, durante a perseguição contra a fé, seguiu o exemplo de Cristo e por sua graça alcançou o reino eterno.

13♦.   Em Santander, cidade da Espanha, os beatos Henrique Izquierdo Palácios, presbítero da Ordem dos Pregadores e companheiros[1] mártires, que, durante a perseguição religiosa, venceram gloriosamente o combate da fé.

 

[1]  São estes os seus nomes: Eliseu Miguel Largo, Henrique Cañal Gómez, Manuel (José Manuel Julián Mauro Gutiérrez Ceballos), Miguel Rodríguez González, presbíteros da Ordem dos Pregadores; Bernardino Irurzun Otermin, Eleutério Marne Mansilla, José Maria Garcia Tabar, Pedro Luís Luís, religiosos da mesma Ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário