Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA DE 24 DE DEZEMBRO DE 2019

 Liturgia diária
Agenda litúrgica
2019-12-24

MANHÃ: advento
NOITE: Vigília de Natal

TERÇA-FEIRA da semana IV
De manhã 
Roxo – Ofício da féria. 
Missa da féria, pf. II do Advento. 

L 1 2 Sam 7, 1-5. 8b-12. 14a. 16; Sal 88 (89), 2-3. 4-5. 27 e 29 
Ev Lc 1, 67-79

 

Ano A

Missa
 

MISSA DA VIGÍLIA 


Esta Missa diz-se na tarde do dia 24 de Dezembro, antes ou depois das Vésperas I do Natal. 


ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Ex 16, 6-7 
Hoje sabereis que o Senhor vem salvar-nos. 
Amanhã vereis a sua glória. 


Diz-se o Glória. 


ORAÇÃO COLECTA 
Senhor nosso Deus, 
que todos os anos nos alegrais com a esperança da salvação, 
concedei-nos a graça de vermos sem temor 
vir um dia como juiz 
Aquele que em alegria recebemos como Redentor, 
Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho. 
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I Is 62, 1-5 
Serás a predilecta do Senhor 

Todas as promessas de felicidade e de salvação feitas por Deus ao seu povo ao longo de tantos séculos do Antigo Testamento, em momentos por vezes bem dolorosos, encontraram finalmente a sua realização na hora em que o seu Filho Se fez homem e apareceu na nossa terra, a que Ele Se une com amor da predilecção. 

Leitura do Livro de Isaías 
Por amor de Sião não me calarei, por amor de Jerusalém não terei repouso, enquanto a sua justiça não despontar como a aurora e a sua salvação não resplandecer como facho ardente. Os povos hão-de ver a tua justiça e todos os reis da terra a tua glória. Receberás um nome novo, que a boca do Senhor designará. Serás coroa esplendorosa nas mãos do Senhor, diadema real nas mãos do teu Deus. Não mais te chamarão «Abandonada», nem à tua terra «Deserta»; mas hão-de chamar-te «Predilecta» e à tua terra «Desposada», porque serás a predilecta do Senhor e a tua terra terá um esposo. Tal como o jovem desposa uma virgem, o teu Construtor te desposará; e como a esposa é a alegria do marido, tu serás a alegria do teu Deus. 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 88 (89), 4-5.16-17. 27 e 29 (R. 2a) 
Refrão:Cantarei eternamente 
as misericórdias do Senhor. Repete-se 

Concluí uma aliança com o meu eleito, 
fiz um juramento a David meu servo: 
Conservarei a tua descendência para sempre, 
estabelecerei o teu trono por todas as gerações. Refrão 

Feliz o povo que sabe aclamar-Vos 
e caminha, Senhor, à luz do vosso rosto. 
Todos os dias aclama o vosso nome 
e se gloria com a vossa justiça. Refrão 

Ele me invocará: ‘Vós sois meu Pai, 
meu Deus, meu Salvador’. 
Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor, 
a minha aliança com ele será irrevogável. Refrão 


LEITURA II Actos 13, 16-17.22-25 
Testemunho de Paulo acerca de Cristo, Filho de David. 

O Apóstolo, ao apresentar o testemunho da sua fé em Jesus Cristo, faz um rápido apanhado da história da salvação e mostra como toda ela se encaminhava para Jesus. 

Leitura dos Actos dos Apóstolos 
Naqueles dias, Paulo chegou a Antioquia da Pisídia. Uma vez em que ele estava na sinagoga, levantou-se, fez sinal com a mão e disse: «Homens de Israel e vós que temeis a Deus, escutai: O Deus deste povo de Israel escolheu os nossos pais e fez deles um grande povo, quando viviam como estrangeiros na terra do Egipto. Depois, com seu braço poderoso, tirou-os de lá. Por fim, suscitou-lhes David como rei, de quem deu este testemunho: ‘Encontrei David, filho de Jessé, homem segundo o meu coração, que fará sempre a minha vontade’. Da sua descendência, como prometera, Deus fez nascer Jesus, o Salvador de Israel. João tinha proclamado, antes da sua vinda, um baptismo de penitência a todo o povo de Israel. Prestes a terminar a sua carreira, João dizia: ‘Eu não sou quem julgais; mas depois de mim, vai chegar Alguém, a quem eu não sou digno de desatar as sandálias dos seus pés’». 
Palavra do Senhor. 


ALELUIA 
Refrão: Aleluia. Repete-se 
Amanhã cessará a malícia na terra 
e reinará sobre nós o Salvador do mundo. Refrão 


EVANGELHO – Forma longa Mt 1, 1-25 
Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David. 

Ao abrir a solenidade do Natal, a liturgia insiste em que Jesus é realmente o Messias prometido por Deus a Abraão e a David e anunciado e esperado ao longo dos séculos. A longa lista dos antepassados de Jesus segundo a carne testemunha a fidelidade de Deus às suas promessas apesar das infidelidades frequentes em várias daquelas gerações. Mas Jesus vinha para salvar os pecadores; por isso não recusou ter entre os seus antepassados santos e pecadores, membros do povo eleito, e estrangeiros, para de todos fazer nascer o seu Salvador. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão: Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de Babilónia. Depois do desterro de Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacob; Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Assim, todas estas gerações são: de Abraão a David, catorze gerações; de David ao desterro de Babilónia, catorze gerações; do desterro de Babilónia até Cristo, catorze gerações. O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa. 
Palavra da salvação. 


EVANGELHO – Forma breve Mt 1, 18-25 
«Maria dará à luz um Filho 
e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus» 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa. 
Palavra da salvação. 


Diz-se o Credo. 
Às palavras E encarnou todos se ajoelham. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Concedei, Senhor, ao vosso povo 
a graça de celebrar com renovado fervor 
a vigília da grande solenidade, 
na qual nos revelais o princípio da nossa redenção. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


Prefácio do Natal. 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Is 40, 5 
Brilhará a glória do Senhor 
e toda a terra verá a salvação de Deus. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Fortalecei, Senhor, os vossos fiéis 
na celebração do nascimento do vosso Filho Unigénito, 
que neste divino sacramento 
Se fez nossa comida e nossa bebida. 
Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
 

Missa
 

MISSA DA MANHà
ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Gal 4, 4 
Chegou a plenitude dos tempos: 
Deus enviou o seu Filho ao mundo. 


ORAÇÃO COLECTA 
Apressai-Vos, Senhor Jesus, e não tardeis: dai conforto e esperança àqueles que acreditam no vosso amor. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I 2 Sam 7, 1-5.8b-12.14a.16 
«O reino de David permanecerá diante do Senhor eternamente» 

Na célebre profecia de Natã, Deus responde a David, que pensava em construir uma Casa (um Templo) para Deus, que não seria ele a construir-Lha, mas que será Ele, o próprio Senhor, quem construirá uma Casa (uma Descendência) a David. A profecia é assim o anúncio do nascimento do Messias.. 

Leitura do Segundo Livro de Samuel 
Quando David já morava em sua casa e o Senhor lhe deu tréguas de todos os inimigos que o rodeavam, o rei disse ao profeta Natã: «Como vês, eu moro numa casa de cedro e a arca de Deus está debaixo de uma tenda». Natã respondeu ao rei: «Faz o que te pede o coração, porque o Senhor está contigo». Nessa mesma noite, o Senhor falou a Natã, dizendo: «Vai dizer ao meu servo David: Assim fala o Senhor: Pensas edificar um palácio para Eu habitar? Tirei-te das pastagens onde guardavas os rebanhos, para seres o chefe do meu povo de Israel. Estive contigo em toda a parte por onde andaste e exterminei diante de ti todos os teus inimigos. Dar-te-ei um nome tão ilustre como o nome dos grandes da terra. Prepararei um lugar para o meu povo de Israel e nele o instalarei para que habite nesse lugar, sem que jamais tenha receio de andar errante, nem os perversos tornem a oprimi-lo como outrora, quando Eu constituía juízes no meu povo de Israel. Farei que vivas seguro de todos os teus inimigos; e o Senhor anuncia que te vai fazer uma casa. Quando chegares ao termo dos teus dias e fores repousar com teus pais, estabelecerei em teu lugar um descendente que há-de nascer de ti e consolidarei a tua realeza. Serei para ele um Pai e ele será para Mim um filho. A tua casa e o teu reino permanecerão diante de Mim eternamente e o teu trono será firme para sempre». 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 88 (89), 2-3.4-5.27.29 (R. cf. 2a) 
Refrão: Senhor, cantarei eternamente a vossa bondade. Repete-se 

Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor 
e para sempre proclamarei a sua fidelidade. 
Vós dissestes: 
«A bondade está estabelecida para sempre», 
no céu permanece firme a vossa fidelidade. Refrão 

«Concluí uma aliança com o meu eleito, 
fiz um juramento a David, meu servo: 
‘Conservarei a tua descendência para sempre, 
estabelecerei o teu trono por todas as gerações’». R. 

Ele Me invocará: ‘Vós sois meu pai, 
meu Deus, meu Salvador’. 
Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor, 
a minha aliança com ele será irrevogável. Refrão 


ALELUIA 
Refrão: Aleluia Repete-se 
Ó Sol nascente, esplendor da luz eterna e sol de justiça: 
vinde iluminar os que vivem nas trevas 
e na sombra da morte. Refrão 


EVANGELHO Lc 1, 67-79 
«Visitou-nos como Sol nascente» 

Como Maria na hora da visitação a Isabel, também Zacarias celebra, em longo cântico de louvor e acção de graças, as maravilhas de Deus, que ele contempla realizadas em sua própria casa. É o termo do Antigo Testamento, a aurora do Novo, a hora em que vai nascer o Sol de justiça, o Filho de Deus feito homem. É o cântico que a Igreja há-de cantar todas as manhãs na Hora de Laudes. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Naquele tempo, Zacarias, pai de João Baptista, ficou cheio do Espírito Santo e profetizou dizendo: «Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que visitou e redimiu o seu povo e nos deu um salvador poderoso na casa de David, seu servo. Assim prometera desde os tempos antigos, pela boca dos seus santos Profetas, que nos libertaria dos nossos inimigos e das mãos de todos os que nos odeiam; que teria compaixão dos nossos pais, recordando a sua sagrada aliança e o juramento que fizera a Abraão, nosso pai: que nos concederia a graça de O servirmos um dia sem temor, livres das mãos dos nossos inimigos, em santidade e justiça, na sua presença, todos os dias da nossa vida. E tu, menino, serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás à sua frente a preparar os seus caminhos, para dar a conhecer ao seu povo a salvação, pela remissão dos pecados; graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente, para iluminar os que vivem nas trevas e na sombra da morte e dirigir os nossos passos no caminho da paz». 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai benignamente, Senhor, os dons que Vos apresentamos, para que a participação nestes mistérios nos purifique de todo o pecado e prepare os nossos corações para a vinda gloriosa do vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

Prefácio do Advento II ou II/A 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Lc 1, 68 
Bendito o Senhor, Deus de Israel, 
que visitou e redimiu o seu povo. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Renovados por este admirável sacramento, nós Vos pedimos, Senhor: assim como nos preparamos para celebrar o santo nascimento do vosso Filho, possamos também receber com alegria o dom da sua vida imortal. Por Nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário