Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA - 06 DE DEZEMBRO DE 2019

 Agenda litúrgica
2019-12-06

SEXTA-FEIRA da semana I
S. Nicolau, bispo – MF 
Roxo ou br. – Ofício da féria ou da memória. 
Missa da féria ou da memória, pf. I do Advento. 

L 1 Is 29, 17-24; Sal 26 (27), 1. 4. 13-14 
Ev Mt 9, 27-31 

* Na Ordem Beneditina – S. Sabas, abade – MF; S. Nicolau, bispo – MF

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA 
O Senhor virá no esplendor da sua glória 
visitar o seu povo e dar-lhe a paz e a vida eterna. 


ORAÇÃO COLECTA 
Mostrai, Senhor, o vosso poder e vinde em nosso auxílio: libertai-nos dos perigos que nos ameaçam por causa dos nossos pecados e salvai-nos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I Is 29, 17-24 
«Nesse dia os olhos dos cegos hão-de ver» 

A renovação do povo de Deus é frequentemente apresentada em comparações tiradas da renovação da natureza e da melhoria das situações materiais ou morais. Com tais imagens exprime-se o ambiente de felicidade e de alegria, de paz e de santidade, de renovação e de restauração que o Senhor quer enviar ao seu povo, para que ele reencontre os caminhos da sabedoria. 

Leitura do Livro de Isaías 
Assim fala o Senhor Deus: Daqui a muito pouco tempo, não há-de o Líbano transformar-se num jardim e o jardim parecer uma floresta? Nesse dia, os surdos ouvirão ler as palavras do livro; libertos da escuridão e das trevas, os olhos dos cegos tornarão a ver. Os humildes alegrar-se-ão cada vez mais no Senhor e os mais pobres dos homens rejubilarão no Santo de Israel. O tirano deixará de existir, o escarnecedor desaparecerá e serão exterminados os que só pensam no mal: aqueles que fazem condenar os outros pelas suas palavras, os que armam ciladas no tribunal a quem promove a justiça e sem razão arruínam o justo. Por isso, o Senhor, que libertou Abraão, assim fala à casa de Jacob: ‘Doravante Jacob não terá de que se envergonhar, o seu rosto não voltará a empalidecer, porque, ao verem no meio dele os seus filhos, obras das minhas mãos, proclamarão santo o meu nome’. Proclamarão a santidade do Santo de Jacob e temerão o Deus de Israel. Os espíritos desnorteados aprenderão a sabedoria e os murmuradores hão-de aceitar a instrução». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 26 (27), 1.4.13-14 (R. 1a) 
Refrão: O Senhor é a minha luz e a minha salvação. Repete-se 

O Senhor é minha luz e salvação: 
a quem hei-de temer? 
O Senhor é protector da minha vida: 
de quem hei-de ter medo? Refrão 

Uma coisa peço ao Senhor, por ela anseio: 
habitar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, 
para gozar da suavidade do Senhor 
e visitar o seu santuário. Refrão 

Espero vir a contemplar a bondade do Senhor 
na terra dos vivos. 
Confia no Senhor, sê forte. 
Tem coragem e confia no Senhor. Refrão 

ALELUIA 
Refrão: Aleluia Repete-se 
O Senhor virá com poder e majestade 
e iluminará os olhos dos seus fiéis. Refrão 


EVANGELHO Mt 9, 27-31 
Dois cegos acreditam em Jesus e são curados 

O que a leitura anterior anunciava, Jesus agora o realiza no Evangelho: “os olhos dos cegos tornarão a ver”. Há uma continuidade constante em toda a história da salvação, porque Deus é sempre o mesmo, e sempre igual é a sua vontade de vir ao encontro dos cegos, que somos nós todos. Estes “últimos tempos”, que Jesus inaugurou com a sua vinda no mistério de Encarnação, são particularmente significativos desta vontade de Deus sobre os homens. Curando os cegos, Jesus revela-Se como a própria luz de Deus enviada ao mundo, ao mesmo tempo que manifesta a vontade divina de iluminar a nossa cegueira. Esta luz há-de finalmente brilhar em todo o seu esplendor, quando Ele vier no fim destes nossos tempos, que o Advento prepara. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Naquele tempo, Jesus pôs-Se a caminho e seguiram-n’O dois cegos, gritando: «Filho de David, tem piedade de nós». Ao chegar a casa, os cegos aproximaram-se d’Ele. Jesus pergun¬¬-tou-lhes: «Acreditais que posso fazer o que pedis?» Eles responde¬ram: «Acreditamos, Senhor». Então Jesus tocou-lhes nos olhos e disse: «Seja feito segundo a vossa fé». E abriram-se os seus olhos. Jesus advertiu-os, dizendo: «Tende cuidado, para que ninguém o saiba». Mas eles, quando saíram, divulgaram a fama de Jesus por toda aquela terra. 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Olhai benignamente, Senhor, para as nossas humildes ofertas e orações e, como diante de Vós não temos méritos, ajudai-nos com a vossa misericórdia. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 
Prefácio do Advento I: p. 396 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Filip 3, 20-21 
Esperamos o nosso salvador, Jesus Cristo, 
que transformará o nosso corpo mortal 
à imagem do seu corpo glorioso. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Saciados com o alimento espiritual, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, pela participação neste sacramento, nos ensineis a apreciar com sabedoria os bens da terra e a amar os bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário