Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

terça-feira, 24 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA DE 23 DE DEZEMBRO DE 2019

Liturgia diária
Agenda litúrgica
2019-12-23

www.cruxsacra.net

SEGUNDA-FEIRA da semana IV
Roxo – Ofício da féria. 
Missa da féria, pf. II do Advento. 

L 1 Mal 3, 1-4. 23-24; Sal 24 (25), 4bc-5ab. 8-9. 10 e 14 
Ev Lc 1, 57-66 

* Pode celebrar-se a memória de S. João de Quenty (Câncio), presbítero, como se indica na p. 33, n. 8.

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Is 9, 6; Salmo 71, 17 
Um Menino vai nascer para nós e será chamado Deus forte. 
N’Ele serão abençoados todos os povos da terra. 


ORAÇÃO COLECTA 
Deus eterno e omnipotente: ao aproximar-se o nascimento do vosso Filho em nossa carne mortal, fazei-nos sentir a abundância da vossa misericórdia, que O fez encarnar no seio da Virgem Santa Maria e habitar entre nós. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I Mal 3, 1-4.23-24 
«Vou enviar-vos o profeta Elias, antes de chegar o dia do Senhor» 

Malaquias é o último profeta do Antigo Testamento, e desaparece a apontar para o Mensageiro da Aliança que vai chegar. Mas a sua vinda é preparada por Elias, o profeta que se tornou para o povo de Deus o símbolo do homem cheio do zelo de Deus e que prepara a vinda do Senhor. Jesus identificou Elias com João Baptista. 

Leitura da Profecia de Malaquias 
Assim fala o Senhor Deus: «Vou enviar o meu mensageiro, para preparar o caminho diante de Mim. Imediatamente entrará no seu templo o Senhor a quem buscais, o Anjo da Aliança por quem suspirais. Ele aí vem – diz o Senhor do Universo –. Mas quem poderá suportar o dia da sua vinda, quem resistirá quando Ele aparecer? Ele é como o fogo do fundidor e como a lixívia dos lavandeiros. Sentar-Se-á para fundir e purificar: purificará os filhos de Levi, como se purifica o ouro e a prata, e eles serão para o Senhor os que apresentam a oblação segundo a justiça. Então a oblação de Judá e de Jerusalém será agradável ao Senhor, como nos dias antigos, como nos anos de outrora. Eu vos enviarei o profeta Elias, antes de chegar o dia grande e terrível do Senhor. Ele reconduzirá o coração dos pais a seus filhos e o coração dos filhos a seus pais, para que Eu não venha ferir de maldição a terra». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 24 (25), 4bc-5ab.8-9.10.14 
(R. Lc 21, 28) 
Refrão: Erguei-vos e levantai a cabeça: 
está perto a vossa redenção. Repete-se 

Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, 
ensinai-me as vossas veredas. 
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, 
porque Vós sois Deus, meu Salvador. Refrão 

O Senhor é bom e recto, 
ensina o caminho aos pecadores. 
Orienta os humildes na justiça 
e dá-lhes a conhecer os seus caminhos. Refrão 
Os caminhos do Senhor são misericórdia e fidelidade
para os que guardam a sua aliança e os seus preceitos. 
O Senhor trata com familiaridade os que O temem 
e dá-lhes a conhecer a sua aliança. Refrão 


ALELUIA 
Refrão: Aleluia Repete-se 
Ó Rei das nações e Pedra angular da Igreja, 
vinde salvar o homem que formastes do pó da terra. Refrão 


EVANGELHO Lc 1, 57-66 
O nascimento de João Baptista 

As grandes anunciações preparam os grandes nascimentos. Antes do de Jesus, o de João Baptista. Os desígnios de Deus vão sendo manifestados nos sucessivos acontecimentos de salvação. Prestar atenção a esses acontecimentos do passado é entender como, hoje ainda, essa salvação continua oferecida aos que a acolhem. A liturgia não celebra a história, mas os mistérios de Deus presentes e revelados na história dos homens, hoje como no passado. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Naquele tempo, chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho. Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela. Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas a mãe interveio e disse: «Não, ele vai chamar-se João». Disseram-lhe: «Não há ninguém da tua família que tenha esse nome». Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse. O pai pediu uma tábua e escreveu: «O seu nome é João». Todos ficaram admirados. Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes factos. Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam: «Quem virá a ser este menino?» Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Por este santo sacrifício, em que se instituiu entre os homens a plenitude do culto divino, fazei, Senhor, que alcancemos a perfeita reconciliação convosco, para celebrarmos com espírito renovado o nascimento do nosso Redentor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 
Prefácio do Advento II ou II/A 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Ap 3, 20 
Eu estou à porta e chamo, diz o Senhor. 
Se alguém ouvir a minha voz e Me abrir a porta, 
entrarei em sua casa, cearei com ele e ele comigo. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Dai a paz, Senhor, àqueles que alimentastes com o dom celeste, para que, de lâmpadas acesas, esperemos a vinda de Jesus Cristo vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário