Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

terça-feira, 17 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA DE 17 DE DEZEMBRO DE 2019

 Agenda litúrgica
2019-12-17

www.cruxsacra.net

TERÇA-FEIRA da semana III
Roxo – Ofício da féria. 
Missa da féria, pf. II do Advento. 

L 1 Gen 49, 2. 8-10; Sal 71 (72), 2. 3-4ab. 7-8. 17 
Ev Mt 1, 1-17 

* 83.º aniversário natalício do Papa Francisco (1936).

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Is 49, 13 
Alegrem-se os Céus, exulte a terra: 
o Senhor visitará o seu povo. 


ORAÇÃO COLECTA 
Deus, criador e redentor do género humano, que no seio da bem-aventurada Virgem Maria quisestes realizar o grande mistério da encarnação do Verbo, ouvi a nossa oração e concedei que o vosso Filho Unigénito, feito homem como nós, nos torne participantes da sua vida divina. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 
As leituras entre os dias 17 e 24 utilizam-se nos dias a que são atribuídas. Mas se forem omitidas em razão do domingo ocorrente, podem adiar-se ou antecipar-se para outro dia, especialmente em vez de leituras que nesse ano porventura se façam no domingo. 


LEITURA I Gen 49, 2.8-10 
«O ceptro não se afastará de Judá» 

Começamos estes dias que preparam imediatamente o Natal do Senhor pelo anúncio que vem do longínquo tempo dos Patriarcas do povo de Deus. Na bênção de Jacob aos seus filhos antes de morrer, tem especial importância a bênção dada a Judá, chefe da tribo donde descende Jesus, e, por isso, se atribui a Jesus o que Jacob disse de Judá quando exclamou: “Judá é um leão.” O leão é o animal forte. No Apocalipse, um dos anciãos exclama a propósito d’Aquele que é capaz de abrir o livro dos sete selos, Jesus, o Salvador: “O leão da tribo de Judá venceu!” É já uma aclamação da vitória pascal do Senhor e para a qual o Advento já nos encaminha. 

Leitura do Livro do Génesis 
Naqueles dias, Jacob chamou os seus filhos e disse-lhes: «Reuni-vos e escutai, filhos de Jacob. escutai Israel, vosso pai. Judá, os teus irmãos hão-de louvar-te, a tua mão pesará sobre a cabeça dos teus inimigos e os filhos de teu pai hão-de inclinar- se diante de ti. Judá, tu és um leão novo: voltaste, meu filho, com a tua presa. Ele dobra o joelho e deita-se como o leão, ou como a leoa: quem o fará levantar-se? O ceptro não se afastará de Judá, nem o bastão de comando de entre os seus pés, até que venha Aquele a quem pertence e a quem os povos hão-de obedecer». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 71 (72), 2.3-4ab.7-8.17 (R. cf. 7) 
Refrão: Nos dias do Senhor 
nascerá a justiça e a paz para sempre. Repete-se 

Deus, concedei ao rei o poder de julgar 
e a vossa justiça ao filho do rei. 
Ele governará o vosso povo com justiça 
e os vossos pobres com equidade. Refrão 

Os montes trarão a paz ao povo 
e as colinas a justiça. 
Ele fará justiça aos humildes 
e salvará os indigentes. Refrão 
Florescerá a justiça nos seus dias 
e uma grande paz até ao fim dos tempos. 
Ele dominará de um ao outro mar, 
do grande rio até aos confins da terra. Refrão 

O seu nome será eternamente bendito 
e durará tanto como a luz do sol; 
nele serão abençoadas todas as nações, 
todos os povos o hão-de bendizer. Refrão 


ALELUIA 
Refrão: Aleluia Repete-se 

Ó Sabedoria do Altíssimo, 
que tudo governais com firmeza e suavidade: 
vinde ensinar-nos o caminho da salvação. Refrão 


EVANGELHO Mt 1, 1-17 
Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David. 

As promessas de Deus feitas aos antepassados atravessam as gerações, onde haverá membros do povo eleito e estrangeiros, santos e pecadores, e vêm a realizar-se finalmente em Jesus Cristo, Filho de Deus e Filho do homem, Salvador universal. Esta leitura, parecendo, à primeira vista, simples enumeração de nomes, é um testemunho eloquente da fidelidade de Deus à sua aliança com os homens. Ainda que estes O abandonem, Ele não os abandonará. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Genealogia de Jesus Cristo, Filho de David, Filho de Abraão: Abraão gerou Isaac; Isaac gerou Jacob; Jacob gerou Judá e seus irmãos. Judá gerou, de Tamar, Farés e Zara; Farés gerou Esrom; Esrom gerou Arão; Arão gerou Aminadab; Aminadab gerou Naasson; Naasson gerou Salmon; Salmon gerou, de Raab, Booz; Booz gerou, de Rute, Obed; Obed gerou Jessé; Jessé gerou o rei David. David, da mulher de Urias, gerou Salomão; Salomão gerou Roboão; Roboão gerou Abias; Abias gerou Asa; Asa gerou Josafat; Josafat gerou Jorão; Jorão gerou Ozias; Ozias gerou Joatão; Joatão gerou Acaz; Acaz gerou Ezequias; Ezequias gerou Manassés; Manassés gerou Amon; Amon gerou Josias; Josias gerou Jeconias e seus irmãos, ao tempo do desterro de Babilónia. Depois do desterro de Babilónia, Jeconias gerou Salatiel; Salatiel gerou Zorobabel; Zorobabel gerou Abiud; Abiud gerou Eliacim; Eliacim gerou Azor; Azor gerou Sadoc; Sadoc gerou Aquim; Aquim gerou Eliud; Eliud gerou Eleazar; Eleazar gerou Matã; Matã gerou Jacob; Jacob gerou José, esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, chamado Cristo. Assim, todas estas gerações são: de Abraão a David, catorze gerações; de David ao desterro de Babilónia, catorze gerações; do desterro de Babilónia até Cristo, catorze gerações. 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Santificai, Senhor, os dons da vossa Igreja e pela celebração destes sagrados mistérios dai-nos como alimento o pão do Céu. Por Nosso Senhor. 

Prefácio do Advento II 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Ageu 2, 8 
Eis que vem o desejado de todos os povos 
e encherá de glória o templo do Senhor. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Deus omnipotente, que nos alimentais com o pão da vida, concedei-nos que, inflamados pelo fogo do vosso Espírito, brilhemos como lâmpadas resplandecentes quando vier o Se¬nhor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário