Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

sábado, 21 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA DE 20 DE DEZEMBRO DE 2019

 Agenda litúrgica
2019-12-20

SEXTA-FEIRA da semana III
Roxo – Ofício da féria. 
Missa da féria, pf. II do Advento. 

L 1 Is 7, 10-14; Sal 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6 
Ev Lc 1, 26-38

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Is 11, 1; 40, 5; Lc 3, 6 
Florescerá um ramo da raiz de Jessé: 
a glória do Senhor encherá a terra inteira 
e todo o homem verá a salvação de Deus. 


ORAÇÃO COLECTA 
Senhor nosso Deus, que pela anunciação do Anjo quisestes que a Virgem Imaculada se tornasse Mãe do vosso Verbo e, envolvida na luz do Espírito Santo, fosse consagrada templo da divindade, ajudai-nos a ser humildes como ela, para cumprirmos fielmente a vossa vontade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I Is 7, 10-14 
«A virgem conceberá» 
Com Jerusalém ameaçada, Deus promete protecção à dinastia de David. Ele próprio Se adianta a oferecer-lhe um sinal da sua presença protectora: uma Virgem conceberá e dará à luz um filho que terá o nome significativo de “Deus connosco”, palavra que há-de encontrar a sua realização última na palavra do Anjo Gabriel a Maria, no Evangelho. 
Leitura do Livro de Isaías 
Naqueles dias, o Senhor mandou ao rei Acaz a seguinte mensagem: «Pede um sinal ao Senhor teu Deus, quer nas profundezas do abismo, quer lá em cima nas alturas». Acaz respondeu: «Não pedirei, não porei o Senhor à prova». Então Isaías disse: «Escutai, casa de David: Não vos basta que andeis a molestar os homens para quererdes também molestar o meu Deus? Por isso, o próprio Senhor vos dará um sinal: a virgem conceberá e dará à luz um filho e o seu nome será Emanuel». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 23 (24), 1-2.3-4ab.5-6 (R. 7c e 10b) 
Refrão: O Senhor virá: Ele é o rei da glória. Repete-se
Ou: Venha o Senhor: é Ele o rei glorioso. Repete-se 

Do Senhor é a terra e o que nela existe, 
o mundo e quantos nele habitam. 
Ele a fundou sobre os mares 
e a consolidou sobre as águas. Refrão 

Quem poderá subir à montanha do Senhor? 
Quem habitará no seu santuário? 
O que tem as mãos inocentes e o coração puro, 
que não invocou o seu nome em vão nem jurou falso. Refrão 
Este será abençoado pelo Senhor 
e recompensado por Deus, seu Salvador. 
Esta é a geração dos que O procuram, 
que procuram a face do Deus de Jacob. Refrão 


ALELUIA 
Refrão: Aleluia Repete-se 
Ó Chave da casa de David, que abris 
e ninguém pode fechar, fechais e ninguém pode abrir: 
vinde libertar os que vivem no cativeiro das trevas 
e nas sombras da morte. Refrão 


EVANGELHO Lc 1, 26-38 
«Conceberás e darás à luz um Filho» 

Na anunciação a Maria, o Anjo retoma as palavras do profeta, e anuncia que Aquele que d’Ela vai nascer é o Messias prometido, o Descendente de David, Aquele que fora anunciado e prometido através de toda a história do povo de Deus, e sobre quem, finalmente, repousará o Espírito de Deus. O Céu faz cair o seu Orvalho; a terra será novo paraíso, na medida em que O acolher. Maria, assim O acolheu, assim O deu depois à luz. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José, da descendência de David. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?» O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra». 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Olhai benignamente, Senhor, para este admirável sacramento, pelo qual se renova entre nós o único sacrifício de Cristo, e concedei que, pela participação nestes santos mistérios, recebamos na fé os bens que esperamos. Por Nosso Senhor. 

Prefácio do Advento II 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Lc 1, 31 
O Anjo do Senhor disse a Maria: 
Conceberás e darás à luz um Filho e o seu nome será Jesus. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Defendei, Senhor, com a vossa protecção aqueles que alimentais com o pão do Céu, de modo que, ao saborearem os vossos sacramentos, encontrem a alegria da verdadeira paz. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário