Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA DE 12 DE DEZEMBRO DE 2019 - MISSA 1

 Agenda litúrgica
2019-12-12

www.cruxsacra.net 

MISSA 1 
Mundo (exceto México e América Latina) 


QUINTA-FEIRA da semana II
Nossa Senhora de Guadalupe – MF 
Roxo ou br. – Ofício da féria ou da memória. 
Missa da féria ou da memória, pf. I do Advento. 

L 1 Is 41, 13-20; Sal 144 (145), 1 e 9. 10-11. 12-13ab 
Ev Mt 11, 11-15

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Salmo 118, 151-152 
Vós estais perto, Senhor; 
a vossa palavra é caminho da verdade. 
São firmes todos os vossos mandamentos. 
Vós existis desde toda a eternidade. 


ORAÇÃO COLECTA 
Despertai, Senhor, os nossos corações para preparar os caminhos do vosso Filho Unigénito, a fim de que, pelo mistério da sua vinda, possamos servir-Vos com espírito renovado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I Is 41, 13-20 
«Eu sou o teu redentor, o Santo de Israel» 

O profeta continua a proclamar as promessas de salvação que Deus envia ao seu povo. É preciso ir constantemente ao encontro de um povo que facilmente perde a confiança. A linguagem é, de novo, a das imagens maravilhosas que anunciam a renovação universal. De facto, a vinda do Senhor, tanto a da Encarnação (Natal), como a sua última vinda, traz em si a vida nova que tudo há-de transfigurar. 

Leitura do Livro de Isaías 
«Sou Eu, o Senhor, teu Deus, que te seguro pela mão direita e te digo: ‘Não temas, Eu venho em teu auxílio’. Não temas, pobre verme de Jacob, bichinho de Israel. Eu venho socorrer-te – oráculo do Senhor –, o teu redentor é o Santo de Israel. Eu te converterei em trilho aguçado, novo e bem cortante; calcarás e triturarás os montes e transformarás em palha as colinas. Hás-de joeirá-los e o vento os levará, o vendaval os dispersará. Mas tu exultarás no Senhor e te gloriarás no Santo de Israel. Os infelizes e os pobres buscam água e não a encontram e a sua língua está ressequida pela sede. Eu, o Senhor, os atenderei, Eu, o Deus de Israel, não os abandonarei. Farei brotar rios nos montes escalvados e fontes por entre os vales. Transformarei o deserto em lago e a terra seca em nascentes de água. No deserto farei crescer o cedro, a acácia, a murta e a oliveira; na estepe plantarei o cipreste, o olmo e o pinheiro, para que todos vejam e saibam, considerem e compreendam que a mão do Senhor fez estas coisas, que o Santo de Israel as realizou». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 144 (145), 1.9.10-11.12-13ab (R. 8) 
Refrão: O Senhor é clemente e compassivo, 
paciente e cheio de bondade. Repete-se 

Quero exaltar-Vos, meu Deus e meu Rei, 
e bendizer o vosso nome para sempre. 
O Senhor é bom para com todos 
e a sua misericórdia se estende a todas as criaturas. 
Refrão 
Graças Vos dêem, Senhor, todas as criaturas 
e bendigam-Vos os vossos fiéis. 
Proclamem a glória do vosso reino 
e anunciem os vossos feitos gloriosos; Refrão 

Para darem a conhecer aos homens o vosso poder, 
a glória e o esplendor do vosso reino. 
O vosso reino é um reino eterno, 
o vosso domínio estende-se por todas as gerações. 
Refrão 


ALELUIA cf. Is 45, 8 
Refrão: Aleluia. Repete-se 
Desça o orvalho do alto dos céus 
e as nuvens chovam o justo; 
abra-se a terra e germine o Salvador. Refrão 


EVANGELHO Mt 11, 11-15 
«Não apareceu ninguém maior do que João Baptista»

A partir de hoje, quinta-feira da segunda semana, a segunda leitura, o Evangelho, refere-se sempre a João Baptista, o Precursor, que, na sua mensagem, chega à frente a preparar os caminhos para que os homens possam acolher o reino de Deus que vem. Ele encarna agora o papel de Elias, no princípio da Nova Aliança, como o último dos profetas do Antigo Testamento, Malaquias, tinha anunciado (Ml 3, 1). De facto, nada se perdeu da palavra de Deus proclamada nos tempos passados; em cada época ela ressoa de novo, para que, em cada tempo, os homens a possam ouvir. E ela sempre anuncia a vinda do Senhor. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Naquele tempo, disse Jesus à multidão: «Em verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu ninguém maior do que João Baptista. Mas o mais pequeno no reino dos Céus é maior do que ele. Desde os dias de João Baptista até agora, o reino dos Céus sofre violência e são os violentos que se apoderam dele. Porque todos os profetas e a Lei profetizaram até João. É ele, se quiserdes compreender, o Elias que estava para vir. Quem tem ouvidos oiça». 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai, Senhor, estes dons que recebemos da vossa bondade e fazei que os sagrados mistérios que celebramos no tempo presente sejam para nós penhor de salvação eterna. Por Nosso Senhor. 

Prefácio do Advento I: p. 396 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Tito 2, 12-13 
Vivamos neste mundo com justiça e piedade, 
na esperança da manifestação gloriosa do nosso Deus. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Fazei frutificar em nós, Senhor, os mistérios que celebramos, pelos quais, durante a nossa vida na terra, nos ensinais a amar os bens do Céu e a viver para os valores eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário