Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

domingo, 1 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA - 02/12/19

Agenda litúrgica
2019-12-02

SEGUNDA-FEIRA da semana I
Roxo – Ofício da féria 
Missa da féria, pf. I do Advento. 

Toma-se o Leccionário ferial (Advento – IV). 

L 1 Is 4, 2-6; Sal 121 (122),1-2.3-4ab.4cd-5.6-7.8-9 
Ev Mt 8, 5-11 

* Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Maria Ângela Astorch, virgem, da II Ordem – MF

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Jer 31, 10; Is 35, 4 
Ouvi, ó povos, a palavra do Senhor e proclamai-a até 
aos confins da terra. Não temais. Deus vem salvar-nos. 

ORAÇÃO COLECTA 
Senhor nosso Deus, fazei-nos esperar ansiosamente a vinda do vosso Filho, para que, quando Ele bater à nossa porta, nos encontre vigilantes na oração e alegres no seu louvor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

LEITURA I Is 2, 1-5 
O Senhor chama todos os povos à paz eterna do reino de Deus 

O livro de Isaías vai acompanhar-nos ao longo de todo o Advento. Embora todo o livro se chame de Isaías, ele não é todo de um só autor; mas a sua mensagem é toda ela uma mensagem de esperança voltada para o Messias, que virá da parte de Deus como salvação, não só para o povo judeu, mas para todas as nações. O “monte do Senhor” e o “templo” a que se refere a leitura antecipam a imagem da Igreja, a comunidade dos discípulos de Jesus Cristo, que acolhe todos os que procuram o Senhor e donde irradia para todos os homens a luz que lhes pode mostrar o caminho. 

Leitura do Livro de Isaías 
Visão de Isaías, filho de Amós, acerca de Judá e de Jerusalém: Sucederá, nos dias que hão-de vir, que o monte do templo do Senhor se há-de erguer no cimo das montanhas e se elevará no alto das colinas. Ali afluirão todas as nações e muitos povos acorrerão, dizendo: «Vinde, subamos ao monte do Senhor, ao templo do Deus de Jacob. Ele nos ensinará os seus caminhos e nós andaremos pelas suas veredas. De Sião há-de vir a lei e de Jerusalém a palavra do Senhor». Ele será juiz no meio das nações e árbitro de povos sem número. Converterão as espadas em relhas de arado e as lanças em foices. Não levantará a espada nação contra nação, nem mais se hão-de preparar para a guerra. Vinde, ó casa de Jacob, caminhemos à luz do Senhor. 
Palavra do Senhor. 


No Ano A, em vez da leitura anterior, pode utilizar-se- a seguinte: 

LEITURA I Is 4, 2-6 
«Será a alegria dos sobreviventes» 

O Advento não quebra o ritmo em que o final do Tempo Comum nos vinha mantendo, antes o intensifica, a saber, põe-se na expectativa do Dia do Senhor, o Dia da sua vinda gloriosa. Este Dia é o dia da libertação do Universo, da vida no seu pleno esplendor que o profeta apresenta com imagens maravilhosas. Algumas destas imagens são imitadas do Êxodo, a passagem da Terra da escravidão para a da liberdade. O Advento prepara-nos para essa última vinda do Senhor, que a próxima celebração do Natal simboliza, prepara e garante. 

Leitura do Livro de Isaías 
Naquele dia, o gérmen do Senhor será o ornamento e a glória dos sobreviventes de Israel, o fruto da terra será o seu esplendor e alegria. Os que restarem em Sião e os sobreviventes de Jerusalém serão chamados santos, serão todos inscritos para a vida em Jerusalém. Quando o Senhor tiver lavado as impurezas das filhas de Sião e limpado o sangue do meio de Je­ru­­salém, com o sopro da sua justiça, um sopro abrasador, Ele criará sobre todo o espaço do monte Sião e sobre as suas assembleias uma nuvem de fumo durante o dia e um esplendor de fogo ardente durante a noite. Por cima de tudo, a glória do Senhor será uma cobertura e uma tenda, para fazer sombra contra o calor do dia e servir de refúgio e abrigo contra a chuva e a tempestade. 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 121 (122), 1-4a.(4b-7).8-9 (R. cf. 1) 
Refrão: Vamos com alegria para a casa do Senhor. Repete-se 

(As estrofes terceira e quarta são facultativas) 

Alegrei-me quando me disseram: 
«Vamos para a casa do Senhor». 
Detiveram-se os nossos passos 
às tuas portas, Jerusalém. Refrão 

Jerusalém, cidade bem edificada, 
que forma tão belo conjunto! 
Para lá sobem as tribos, 
as tribos do Senhor. Refrão 

Segundo o costume de Israel, 
para celebrar o nome do Senhor; 
ali estão os tribunais da justiça, 
os tribunais da casa de David. Refrão 

Pedi a paz para Jerusalém: 
vivam seguros quantos te amam. 
Haja paz dentro dos teus muros, 
tranquilidade em teus palácios. Refrão 

Por amor dos meus irmãos e amigos, 
pedirei a paz para ti. 
Por amor da casa do Senhor nosso Deus, 
pedirei para ti todos os bens. Refrão


ALELUIA cf. Salmo 79, 4 
Refrão: Aleluia. Repete-se 

Vinde libertar-nos, Senhor, nosso Deus; 
mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos. Refrão 


EVANGELHO Mt 8, 5-11 
«Do Oriente e do Ocidente virão muitos para o reino dos Céus» 

Desde o primeiro dia ferial do Advento fica sublinhada a ideia do universalismo do reino de Deus; ele vem para todos os homens. A primeira vinda do Filho de Deus foi resposta às promessas de Deus a Abraão e à sua descendência, o povo de Israel, embora se destinasse já a todos os homens. A última vinda, que o Advento também prepara, fará sentar à mesa do reino de Deus, com Abraão e os seus descendentes, homens vindos de todos os povos, desde que animados da fé do centurião, que era de origem pagã. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Naquele tempo, ao entrar Jesus em Cafarnaum, aproximou-se d’Ele um centurião, que Lhe suplicou, dizendo: «Senhor, o meu servo jaz em casa paralítico e sofre horrivelmente». Disse-lhe­ Jesus: «Eu irei curá-lo». Mas o centurião res­­pon­­­­deu-Lhe: «Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; mas diz uma só palavra e o meu servo ficará curado. Porque eu, que não passo dum subalterno, tenho soldados sob as minhas ordens: digo a um ‘Vai’ e ele vai; a outro ‘Vem’ e ele vem; e ao meu servo ‘Faz isto’ e ele faz». Ao ouvi-lo, Jesus ficou admirado e disse àqueles que O seguiam: «Em verdade vos digo: Não encontrei ninguém em Israel com tão grande fé. Por isso vos digo: Do Oriente e do Ocidente virão muitos sentar-se à mesa, com Abraão, Isaac e Jacob, no reino dos Céus». 
Palavra da salvação. 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai, Senhor, estes dons que recebemos da vossa bondade e fazei que os sagrados mistérios que celebramos no tempo presente sejam para nós penhor de salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

Prefácio do Advento I 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Salmo 105, 4-5; Is 38, 3 
Vinde visitar-nos, Senhor, e dai-nos a paz, 
para que nos alegremos de todo o coração na vossa presença. 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Fazei frutificar em nós, Senhor, os mistérios que celebramos, pelos quais, durante a nossa vida na terra, nos ensinais a amar os bens do Céu e a viver para os valores eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário