Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

sábado, 7 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA - 07 DE DEZEMBRO DE 2019

 Agenda litúrgica
2019-12-07

www.cruxsacra.net

SÁBADO da semana I
S. Ambrósio, bispo e doutor da Igreja – MO 
Branco – Ofício da memória. 
Missa da memória, pf. I do Advento. 

L 1 Is 30, 19-21. 23-26; Sal 146 (147), 1-2. 3-4. 5-6 
Ev Mt 9, 35 – 10, 1. 6-8 

* Nas Dioceses de Cabo Verde – I Vésp. do dom. 
* I Vésp. da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria.

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 79, 4.2 
Vinde em nosso auxílio, Senhor, que estais no Céu. 
Mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos. 


ORAÇÃO COLECTA 
Ó Deus, que fizestes o bispo santo Ambrósio doutor da fé católica e exemplo de intrépido pastor, despertai na vossa Igreja homens segundo o vosso coração, que a governem com força e sabedoria. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

LEITURA I Is 30, 19-21.23-26 
«À voz da tua súplica, o Senhor terá compaixão de ti» 

A última palavra desta primeira semana do Advento é uma palavra de consolação e de grande esperança, porque Deus está sempre com o seu povo, tem misericórdia dele, guia-o pelo caminho seguro, não lhe faltará com o necessário, será o médico para os seus males. Todas estas imagens, que não se hão-de entender de maneira material, evocam a felicidade dos tempos do Messias; Ele há-de reconduzir o homem ao paraíso reencontrado. 

Leitura do Livro de Isaías 
Eis o que diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: «Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, tu não voltarás a chorar. À voz da tua súplica, o Senhor terá compaixão de ti; logo que ouvir os teus clamores, Ele te responderá. O Senhor poderá dar-te a comer o pão da angústia e a beber a água da tribulação; mas Aquele que te ensina não Se esconderá mais e os teus olhos verão Aquele que te ensina. Se te desvias para a direita ou para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão dizer atrás de ti: ‘É este o caminho; segui por ele’. O Senhor te dará a chuva para a semente que tiveres lançado à terra e o pão que a terra produzir será farto e nutritivo. Nesse dia, os teus rebanhos pastarão em extensos prados; os bois e os jumentos que lavram a terra comerão forragem com sal, limpa com a pá e a joeira. Em todo o alto monte e em toda a colina elevada, haverá regatos e águas correntes, no dia da grande mortandade, quando as torres se desmoronarem. Então a claridade da lua será como a luz do sol e a luz do sol ficará sete vezes mais forte; nesse dia, o Senhor tratará as chagas do seu povo e curará as feridas dos seus golpes». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 146 (147), 1-2.3-4.5-6 (R. Is 30, 18) 
Refrão: Felizes os que esperam no Senhor. Repete-se 

Louvai o Senhor, porque é bom cantar, 
é agradável e justo celebrar o seu louvor. 
O Senhor edificou Jerusalém, 
congregou os dispersos de Israel. Refrão 

Sarou os corações dilacerados 
e ligou as suas feridas. 
Fixou o número das estrelas 
e deu a cada uma o seu nome. Refrão 

Grande é o nosso Deus e todo-poderoso, 
é sem limites a sua sabedoria. 
O Senhor conforta os humildes 
e abate os ímpios até ao chão. Refrão 


ALELUIA Is 33, 22 
Refrão: Aleluia Repete-se 

O Senhor é o nosso legislador, o nosso juiz, 
o nosso rei: 
Ele próprio vem salvar-nos. Refrão 


EVANGELHO Mt 9, 35 – 10, 1.6-8 
«Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão» 

Que a leitura de Isaías, anteriormente proclamada, se há-de entender, antes de mais, em sentido espiritual, mostra-o esta passagem do Evangelho, que se lhe segue. Jesus percorre cidades e aldeias a proclamar a Boa-Nova do reino de Deus. E, como sinais desse reino no meio dos homens, faz uma série de obras boas, mostra compaixão pelas multidões fatigadas e abatidas, envia os seus discípulos com a sua própria missão, como prolongamento de Si mesmo, para realizarem as mesmas acções que Ele realizava. Agora, na Igreja e pela Igreja, o Senhor continua a sua vinda de salvação. Assim se manifesta que a história da salvação continua a realizar-se ao longo de todas as gerações. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. Jesus deu-lhes também as seguintes instruções: «Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça». 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Ó Deus, ao celebramos esta eucaristia, fazei que o Espírito Santo acenda em nós a mesma fé que iluminava santo Ambrósio ao proclamar a vossa glória. Por Cristo, nosso Senhor.

Prefácio do Advento I: p. 396 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Ap 22, 12 
Virei sem demora, diz o Senhor, 
para dar a cada um a recompensa das suas obras. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Ó Deus, que nos reconfortastes com este sacramento, fazei-nos progredir pelos ensinamentos de santo Ambrósio, para que, percorrendo corajosamente vossos caminhos, nos preparemos para o eterno convívio. Por Cristo, nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário