Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA DE 09 DE DEZEMBRO DE 2019

Agenda litúrgica
2019-12-09

www.cruxsacra.net 

SEGUNDA-FEIRA da semana II
S. João Diogo – MF 
Roxo ou br. – Ofício da féria ou da memória 
(Semana II do Saltério). 
Missa da féria ou da memória, pf. I do Advento. 

L 1 Is 35, 1-10; Sal 84 (85), 9ab-10. 11-12. 13-14 
Ev Lc 5, 17-26 
* Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – B. Bernardo Maria Silvestrelli, presbítero – MO 
* Nas Dioceses de Cabo Verde – Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria – SOLENIDADE (transferida)

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Jer 31, 10; Is 35, 4 
Ouvi, ó povos, a palavra do Senhor 
e proclamai-a até aos confins da terra. 
Não temais. Deus vem salvar-nos. 

ORAÇÃO COLECTA 
Acolhei benignamente, Senhor, a nossa oração e suscitai nos vossos servos o desejo sincero de chegar, de coração purificado, ao grande mistério da Encarnação do vosso Filho Unigénito, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

LEITURA I Is 35, 1-10 
«Deus vem salvar-nos» 

Os tempos do Messias são anunciados pelo profeta como um novo paraíso. O profeta, que é, ao mesmo tempo, um poeta, anuncia, por meio de imagens cheias de optimismo e beleza, a transformação feliz de todas as coisas: o deserto será jardim, o que é fraco será revestido de força, o que é árido tornar-se-á viçoso. São imagens que, já desde longa data, anunciavam a renovação trazida ao mundo pelo Filho de Deus; agora exprimem o júbilo e a alegria da Igreja nesta expectativa da vinda do Senhor, que ela celebra no Advento. 

Leitura do Livro de Isaías 
Alegrem-se o deserto e o descampado, rejubile e floresça a terra árida, cubra-se de flores como o narciso, exulte com brados de alegria. Ser-lhe-á dada a glória do Líbano, o esplendor do Carmelo e de Saron. Verão a glória do Senhor, o esplendor do nosso Deus. Fortalecei as mãos fatigadas e robustecei os joelhos vacilantes. Dizei aos corações perturbados: «Tende coragem, não temais: Aí está o vosso Deus, que vem para fazer justiça e dar a recompensa. Ele próprio vem salvar-vos». Abrir-se-ão os olhos dos cegos e os ouvidos dos surdos. Então o coxo saltará como um veado e a língua do mudo cantará de alegria. As águas brotarão no deserto e as torrentes na aridez da planície; a terra seca transformar-se-á em lago e a terra sequiosa em nascentes de água. No covil dos chacais crescerão canas e juncos. Aí haverá uma estrada, que se chamará «caminho sagrado»; nenhum homem impuro passará por ele e nele os insensatos não se perderão. Nesse caminho não haverá leões, nem andarão por ali animais ferozes. Por ele caminharão os resgatados e voltarão os que tiver libertado o Senhor. Hão-de chegar a Sião com brados de alegria, com eterna felicidade a iluminar-lhes o rosto. Reinarão o prazer e o contentamento e acabarão a dor e os gemidos. 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Sal. 84 (85), 9ab-10.11-12.13-14 (R. Is 35, 4d) 
Refrão: O Senhor, nosso Deus, vem salvar-nos. Repete-se 

Escutemos o que diz o Senhor: 
Deus fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis. 
A sua salvação está perto dos que O temem 
e a sua glória habitará na nossa terra. Refrão 

Encontraram-se a misericórdia e a fidelidade, 
abraçaram-se a paz e a justiça. 
A fidelidade vai germinar da terra 
e a justiça descerá do Céu. Refrão 

O Senhor dará ainda o que é bom 
e a nossa terra produzirá os seus frutos. 
A justiça caminhará à sua frente 
e a paz seguirá os seus passos. Refrão 

ALELUIA 
Refrão: Aleluia Repete-se 
Eis que vem o Rei, Senhor de toda a terra, 
libertar-nos do jugo do nosso cativeiro. Refrão 

EVANGELHO Lc 5, 17-26 
«Hoje vimos maravilhas» 

A leitura do Evangelho vem mostrar que as promessas do profeta (I leitura) se cumpriram em Jesus. O enfermo, jazendo no catre, é imagem de toda a humanidade entregue a si mesma, sem ter quem a salve. O encontro com Jesus foi para o enfermo a cura da doença, o perdão dos pecados, a fonte da alegria. E quem o presenciou soube reconhecer o dom de Deus e proclamar as suas maravilhas. Há-de ser assim a atitude de quem reconhece, no Filho de Deus que vem, o seu Salvador. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Certo dia, enquanto Jesus ensinava, estavam entre a assistência fariseus e doutores da Lei, que tinham vindo de todas as povoações da Galileia, da Judeia e de Jerusalém; e Ele tinha o poder do Senhor para operar curas. Apareceram então uns homens, trazendo num catre um paralítico; tentavam levá-lo para dentro e colocá-lo diante de Jesus. Como não encontraram modo de o introduzir, por causa da multidão, subiram ao terraço e, através das telhas, desceram-no com o catre, deixando-o no meio da assistência, diante de Jesus. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse: «Homem, os teus pecados estão perdoados». Os escribas e fariseus começaram a pensar: «Quem é este que profere blasfémias? Não é só Deus que pode perdoar os pecados?» Mas Jesus, que lia nos seus pensamentos, tomou a palavra e disse-lhes: «Que estais a pensar nos vossos corações? Que é mais fácil dizer: ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou ‘Levanta-te e anda’? Pois bem, para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados... Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa». Logo ele se levantou à vista de todos, tomou a enxerga em que estivera deitado e foi para casa, dando glória a Deus. Ficaram todos muito admirados e davam glória a Deus; e, cheios de temor, diziam: «Hoje vimos maravilhas». 
Palavra da salvação. 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai, Senhor, estes dons que recebemos da vossa bondade e fazei que os sagrados mistérios que celebramos no tempo presente sejam para nós penhor de salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

Prefácio do Advento I: p. 396 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 105, 4-5; Is 38,3 
Vinde visitar-nos, Senhor, e dai-nos a paz, 
para que nos alegremos de todo o coração na vossa presença. 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Fazei frutificar em nós, Senhor, os mistérios que celebramos, pelos quais, durante a nossa vida na terra, nos ensinais a amar os bens do Céu e a viver para os valores eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário