Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

quinta-feira, 19 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA DE 19 DE DEZEMBRO DE 2019

 Agenda litúrgica
2019-12-19

www.cruxsacra.net 

QUINTA-FEIRA da semana III
Roxo – Ofício da féria. 
Missa da féria, pf. II do Advento. 

L 1 Jz 13, 2-7. 24-25a; Sal 70 (71), 3-4a. 5-6ab. 16-17 
Ev Lc 1, 5-25

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Hebr 10, 37 
Aquele que há-de vir não tardará. 
Nunca mais haverá temor na nossa terra, 
porque Ele é o Salvador do mundo. 


ORAÇÃO COLECTA 
Senhor nosso Deus, que revelastes ao mundo o esplendor da vossa glória pelo nascimento do Filho da Virgem Maria, concedei-nos a graça de celebrar o grande mistério da encarnação com verdadeira fé e sincera piedade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I Jz 13, 2-7.24-25a 
É anunciado pelo Anjo o nascimento de Sansão 
O nascimento de João Baptista em circunstâncias extraordinárias (II Leitura) atraiu o de Sansão (I leitura) em circunstâncias semelhantes. Em ambos os casos é de Deus que vem a salvação. O que aos homens é impossível é possível para Deus. Mas não se trata apenas de uma afirmação de poder, como de alguma coisa que nos possa esmagar; em Deus, o poder é a força do seu amor. 
Leitura do Livro dos Juízes 
Naqueles dias, vivia em Soreá um homem da tribo de Dã, chamado Manoé, cuja mulher, sendo estéril, não tinha filhos. O Anjo do Senhor apareceu a essa mulher e disse-lhe: «És estéril e sem filhos, mas conceberás e darás à luz um filho. Agora tem cuidado: não bebas vinho nem outra bebida alcoólica, nem comas nada impuro, porque vais conceber e dar à luz um filho. A navalha não tocará na sua cabeça, porque o menino será consagrado a Deus desde o seio materno e começará a libertar Israel das mãos dos filisteus». A mulher foi dizer ao marido: «Veio ter comigo um homem de Deus. Tinha o aspecto de um Anjo do Senhor, cheio de majestade. Não lhe perguntei donde vinha, nem ele me revelou o seu nome. Mas disse-me: «Conceberás e darás à luz um filho. Agora não bebas vinho nem outra bebida alcoólica e não comas nada impuro, porque o menino será consagrado a Deus desde o seio materno até ao dia da sua morte». A mulher deu à luz um filho e pôs-lhe o nome de Sansão. O menino cresceu e o Senhor abençoou-o. 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 70 (71), 3-4a.5-6ab.16-17 
(R. cf. 8ab) 
Refrão: A minha boca cantará a vossa glória. Repete-se 

Sede para mim um refúgio seguro, 
a fortaleza da minha salvação. 
Vós sois a minha defesa e o meu refúgio: 
meu Deus, salvai-me do pecador. Refrão 

Sois Vós, Senhor, a minha esperança, 
a minha confiança desde a juventude. 
Desde o nascimento Vós me sustentais, 
desde o seio materno sois o meu protector. Refrão 

Meu Deus, hei-de narrar os vossos feitos grandiosos, 
recordarei, Senhor, a vossa justiça sem igual. 
Desde a juventude Vós me ensinais 
e até hoje anunciei sempre os vossos prodígios. Refrão 


ALELUIA 
Refrão: Aleluia Repete-se 
Ó rebento da raiz de Jessé, 
sinal erguido diante dos povos: 
vinde libertar-nos, não tardeis mais. Refrão 


EVANGELHO Lc 1, 5-25 
É anunciado pelo Anjo Gabriel o nascimento de João Baptista 

Na aurora do Novo Testamento, o anúncio do nascimento do Precursor manifesta, mais ainda que o do nascimento de Sansão, os insondáveis caminhos de Deus, sempre cheios de misericórdia e portadores da salvação para os homens. Esta só não atingirá quem não a acolher na fé, como, a princípio, aconteceu com Zacarias, que, por isso, ficou mudo. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Nos dias de Herodes, rei da Judeia, vivia um sacerdote chamado Zacarias, da classe de Abias, cuja esposa era descendente de Aarão e se chamava Isabel. Eram ambos justos aos olhos de Deus e cumpriam irrepreensivelmente todos os mandamentos e leis do Senhor. Não tinham filhos, porque Isabel era estéril e os dois eram de idade avançada. Quando Zacarias exercia as funções sacerdotais diante de Deus, no turno da sua classe, coube-lhe em sorte, segundo o costume sacerdotal, entrar no Santuário do Senhor para oferecer o incenso. Toda a assembleia do povo, durante a oblação do incenso, estava cá fora em oração. Apareceu-lhe então o Anjo do Senhor, de pé, à direita do altar do incenso. Ao vê-lo, Zacarias ficou perturbado e encheu-se de temor. Mas o Anjo disse lhe: «Não temas, Zacarias, porque a tua súplica foi atendida. Isabel, tua esposa, dar-te-á um filho, ao qual porás o nome de João. Será para ti motivo de grande alegria e muitos hão-de alegrar-se com o seu nascimento, porque será grande aos olhos do Senhor. Não beberá vinho nem bebida alcoólica; será cheio do Espírito Santo desde o seio materno e reconduzirá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus. Irá à frente do Senhor, com o espírito e o poder de Elias, para fazer voltar os corações dos pais a seus filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, a fim de preparar um povo para o Senhor». Zacarias disse ao Anjo: «Como hei-de saber que é assim, se eu estou velho e a minha esposa de idade avançada?». O Anjo respondeu-lhe: «Eu sou Gabriel, que assisto na presença de Deus e fui enviado para te anunciar esta boa nova. Mas tu vais guardar silêncio, sem poder falar, até ao dia em que tudo isto aconteça, por não teres acreditado nas minhas palavras, que se cumprirão a seu tempo. Entretanto, o povo esperava por Zacarias e admirava-se por ele se demorar no Santuário. Quando ele saiu, não lhes podia falar e então compreenderam que tinha tido uma visão no Santuário. Ele fazia-lhes sinais e continuava mudo. Ao terminarem os seus dias de serviço, Zacarias voltou para casa. Algum tempo depois, Isabel, sua esposa, concebeu e permaneceu oculta durante cinco meses, dizendo: «Assim procedeu o Senhor para comigo nos dias em que Se dignou livrar-me desta desonra diante dos homens». 
Palavra da salvação. 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Olhai benignamente, Senhor, para os dons que trazemos ao vosso altar: santificai a oferta da nossa pobreza com o poder do vosso Espírito. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

Prefácio do Advento II 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Lc 1, 78-79 
O Senhor nos visitará como sol nascente, 
para dirigir os nossos passos no caminho da paz. 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Nós Vos damos graças, Deus omnipotente, pelos dons que recebemos e Vos pedimos que acendais em nós a esperança dos bens prometidos, para que possamos celebrar, com espírito renovado, o nascimento do nosso Salvador, Jesus Cristo, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário