Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA DE 16 DE DEZEMBRO DE 2019

 Agenda litúrgica
2019-12-16

www.cruxsacra.net 

SEGUNDA-FEIRA da semana III
Roxo – Ofício da féria. 
Missa da féria, pf. I do Advento. 

L 1 Num 24, 2-7. 15-17a; Sal 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 
Ev Mt 21, 23-27 

* Na Diocese do Porto – Aniversário da Ordenação episcopal de D. Armando Esteves Domingues, Bispo Auxiliar (2018) 
* Na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Maria dos Anjos, virgem – MF

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Jer 31, 10; Is 35, 4 
Ouvi, ó povos, a palavra do Senhor 
e proclamai-a até aos confins da terra. 
Não temais. Deus vem salvar-nos. 


ORAÇÃO COLECTA 
Ouvi benignamente, Senhor, as nossas orações e iluminai as trevas do nosso espírito com a graça do vosso Filho que vem visitar-nos, Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I Num 24, 2-7.15-17a 
«Surge uma estrela de Jacob» 

Um profeta pagão, enviado pelos seus para amaldiçoar o povo de Deus, sente-se impelido pelo Senhor a abençoá-lo em vez de o amaldiçoar. Ao olhar para o acampamento de Israel, pronuncia uma profecia célebre, na qual anuncia um tempo de prosperidade e o aparecimento de um homem, um rei, um “Astro”, que há-de vir guiar o povo de Deus. Esse Astro é Aquele que o Apocalipse chama a “Estrela da manhã”, Jesus Cristo. 

Leitura do Livro dos Números 
Naqueles dias, o profeta Balaão, erguendo os olhos, viu o povo de Israel acampado por tribos. O Espírito de Deus desceu sobre ele e ele proferiu a sua profecia, dizendo: «Palavra de Balaão, filho de Beor, palavra do homem de olhar penetrante, palavra de quem ouve as revelações de Deus, de quem contempla as visões do Omnipotente, quando cai em êxtase e seus olhos se abrem. Como são belas as tuas tendas, Jacob, e as tuas moradas, Israel! São como vales que se prolongam e jardins à beira dum rio, como aloés plantados pelo Senhor, como cedros junto da corrente. A água transbordará de seus cântaros e a sua semente será bundantemente regada. O seu rei é maior do que Agag e a sua realeza será exaltada. Palavra de Balaão, filho de Beor, palavra do homem de olhar penetrante, palavra de quem ouve as revelações de Deus, de quem conhece a ciência do Altíssimo, de quem contempla as visões do Omnipotente, quando cai em êxtase e seus olhos se abrem. Eu vejo, mas não é para agora; eu contemplo, mas não de perto: Surge uma estrela de Jacob, levanta-se um ceptro de Israel». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 24 (25), 4bc-5ab. 6-7bc. 8-9 (R. 4b) 
Refrão: Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos. Repete-se 
Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, 
ensinai-me as vossas veredas. 
Guiai-me na vossa verdade e ensinai-me, 
porque Vós sois Deus, meu Salvador. Refrão 

Lembrai-Vos, Senhor, das vossas misericórdias 
e das vossas graças que são eternas. 
Lembrai-Vos de mim segundo a vossa clemência, 
por causa da vossa bondade, Senhor. Refrão 

O Senhor é bom e recto, 
ensina o caminho aos pecadores. 
Orienta os humildes na justiça 
e dá-lhes a conhecer a sua aliança. Refrão 

ALELUIA Salmo 84, 8 
Refrão: Aleluia Repete-se 
Mostrai-nos, Senhor, a vossa misericórdia 
e dai-nos a vossa salvação. Refrão 


EVANGELHO Mt 21, 23-27 
«Donde era o baptismo de João?» 

A incredulidade dos chefes do povo de Deus aparece aqui em contraste com a visão cheia de esperança do profeta pagão da leitura anterior. Jesus dá a entender que o orgulho e dureza de coração não deixam abrir os olhos, com fé, ao dom da presença de Deus no meio de nós. Já assim aconteceu em relação à pregação de João Baptista, como virá igualmente a acontecer com a do próprio Senhor Jesus. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Naquele tempo, Jesus foi ao templo e, enquanto ensinava, aproximaram-se d’Ele os príncipes dos sacerdotes e os anciãos do povo, que Lhe perguntaram: «Com que autoridade fazes tudo isto? Quem Te deu tal direito?» Jesus respondeu-lhes: «Vou fazer-vos também uma pergunta e, se Me responderdes a ela, dir-vos-ei com que autoridade faço isto. Donde era o baptismo de João? Do Céu ou dos homens?» Mas eles começaram a deliberar, dizendo entre si: «Se respondermos que é do Céu, vai dizer-nos: ‘Porque não lhe destes crédito?’ E se respondermos que é dos homens, ficamos com receio da multidão, pois todos consideram João como profeta». E responderam a Jesus: «Não sabemos». Ele por sua vez disse-lhes: «Então não vos digo com que autoridade faço isto». 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai, Senhor, estes dons que recebemos da vossa bondade e fazei que os sagrados mistérios que celebramos no tempo presente sejam para nós penhor de salvação eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

Prefácio do Advento I: p. 396 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 105, 4-5; Is 38, 3 
Vinde visitar-nos, Senhor, e dai-nos a paz, para que 
nos alegremos de todo o coração na vossa presença. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Fazei frutificar em nós, Senhor, os mistérios que celebramos, pelos quais, durante a nossa vida na terra, nos ensinais a amar os bens do Céu e a viver para os valores eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário