Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA - 04 DE DEZEMBRO DE 2019

 Agenda litúrgica
2019-12-04

www.cruxsacra.net 

QUARTA-FEIRA da semana I ADVENTO 

S. João Damasceno, presbítero e doutor da Igreja – MF 
Roxo ou br. – Ofício da féria ou da memória. 
Missa da féria ou da memória, pf. I do Advento. 

L 1 Is 25, 6-10a; Sal 22 (23), 1-3a. 3b-4. 5. 6 
Ev Mt 15, 29-37 

* Na Arquidiocese de Braga (Cidade) – I Vésp. de S. Geraldo. 
* Na Ordem Franciscana (Comunidade de Braga) – I Vésp. de S. Geraldo.

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Hab 2, 3; 1 Cor 4, 5 
O Senhor virá sem demora: 
iluminará os que vivem nas trevas 
e manifestar-Se-á a todos os povos. 


ORAÇÃO COLECTA 
Preparai, Senhor, os nossos corações com o poder da vossa graça, para que, no dia da vinda de Cristo, vosso Filho, mereçamos entrar no banquete da vida eterna e receber d’Ele mesmo o alimento do Céu. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I Is 25, 6-10a 
O Senhor convida para o seu banquete 
e enxuga as lágrimas de todas as faces 

O reino de Deus é frequentemente comparado na Sagrada Escritura a um banquete. O banquete supõe o convite, a reunião dos convidados, a abundância do que é servido, a intimidade com aquele que convida e entre todos os convivas. Assim é o reino de Deus, onde o banquete é ainda de festa nupcial, de aliança entre Deus e os homens, de vitória da vida sobre tudo o que pudesse ser sinal de morte. O Advento é já celebração do Mistério Pascal: o Senhor vem para salvar. 

Leitura do Livro de Isaías 
Sobre este monte, o Senhor do Universo há-de preparar para todos os povos um banquete de manjares suculentos, um banquete de vinhos deliciosos: comida de boa gordura, vinhos puríssimos. Sobre este monte, há-de tirar o véu que cobria todos os povos, o pano que envolvia todas as nações; Ele destruirá a morte para sempre. O Senhor Deus enxugará as lágrimas de todas as faces e fará desaparecer da terra inteira o opróbrio que pesa sobre o seu povo. Porque o Senhor falou. Dir-se-á naquele dia: «Eis o nosso Deus, de quem esperávamos a salvação; é o Senhor, em quem pusemos a nossa confiança. Alegremo-nos e rejubilemos, porque nos salvou. A mão do Senhor pousará sobre este monte». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 22 (23), 1-3a.3b-4.5.6 (R. 6cd ) 
Refrão: Habitarei para sempre na casa do Senhor. 
Repete-se 
O Senhor é meu pastor: nada me falta. 
Leva-me a descansar em verdes prados, 
conduz-me às águas refrescantes 
e reconforta a minha alma. Refrão 

Ele me guia por sendas direitas por amor do seu nome. 
Ainda que tenha de andar por vales tenebrosos, 
não temerei nenhum mal, porque Vós estais comigo: 
o vosso cajado e o vosso báculo me enchem de confiança. Refrão 

Para mim preparais a mesa 
à vista dos meus adversários; 
com óleo me perfumais a cabeça 
e o meu cálice transborda. Refrão 

A bondade e a graça hão-de acompanhar-me 
todos os dias da minha vida, 
e habitarei na casa do Senhor 
para todo o sempre. Refrão 


ALELUIA 
Refrão: Aleluia. Repete-se 

O Senhor vem salvar o seu povo: 
felizes os que estão preparados para ir ao seu encontro. 
Refrão 


EVANGELHO Mt 15, 29-37 
Jesus cura muitos enfermos e multiplica os pães 

Foi também no monte que Jesus multiplicou os pães e os peixes para matar a fome à multidão, depois de ter curado os doentes. Com estes sinais, o Senhor manifestava que Ele ia já pondo aos homens a mesa do reino dos Céus, que n’Ele o reino dos Céus estava já presente no meio dos homens, como continua hoje a estar, e que n’Ele os homens poderão continuar a encontrar a salvação, que, na sua última vinda, será total e definitiva, e onde todos os que forem chamados a sentar-se à sua mesa comerão “até ficarem saciados”. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Naquele tempo, foi Jesus para junto do mar da Galileia e, subindo ao monte, sentou-Se. Veio ter com Ele uma grande multidão, trazendo coxos, aleijados, cegos, mudos e muitos outros, que lançavam a seus pés. Ele curou-os, de modo que a multidão ficou admirada, ao ver os mudos a falar, os aleijados a ficar sãos, os coxos a andar e os cegos a ver; e todos davam glória ao Deus de Israel. Então Jesus, chamando a Si os discípulos, disse-lhes: «Tenho pena desta multidão, porque há três dias que estão comigo e não têm que comer. Mas não quero despedi-los em jejum, pois receio que desfaleçam no caminho». Disseram-Lhe os discípulos: «Onde iremos buscar, num deserto, pães suficientes para saciar tão grande multidão?» Jesus perguntou-lhes: «Quantos pães tendes?» Eles responderam-Lhe: «Sete, e alguns peixes pequenos». Jesus ordenou então às pessoas que se sentassem no chão. Depois tomou os sete pães e os peixes e, dando graças, partiu-os e foi-os entregando aos discípulos e os discípulos distribuíram-nos pela multidão. Todos comeram até ficarem saciados. E com os pedaços que sobraram encheram sete cestos. 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Fazei, Senhor, que a oblação deste sacrifício se renove sempre na vossa Igreja, de modo que a celebração do mistério por Vós instituído realize em nós plenamente a obra da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

Prefácio do Advento I: p. 396 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Is 40, 10; cf. 34, 5 
O Senhor virá com poder e majestade 
e iluminará os olhos dos seus fiéis. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Concedei, Senhor, pela vossa bondade, que este divino sacramento nos livre do pecado e nos prepare para as festas que se aproximam. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário