Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

quarta-feira, 18 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA DE 18 DE DEZEMBRO DE 2019

 Agenda litúrgica
2019-12-18

www.cruxsacra.net 

QUARTA-FEIRA da semana III
Roxo – Ofício da féria. 
Missa da féria, pf. II do Advento. 

L 1 Jer 23, 5-8; Sal 71 (72), 2. 12-13. 18-19 
Ev Mt 1, 18-25 

* Na Arquidiocese de Évora (Sé) – Pode celebrar-se a memória da Expectação da Virgem Santa Maria, como se indica na p. 33, n. 8.

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA 
Eis que vem Jesus Cristo, nosso Rei, 
o Cordeiro anunciado por João Baptista. 


ORAÇÃO COLECTA 
Concedei-nos, Deus omnipotente, que o esperado nascimento do vosso Filho Unigénito nos liberte da antiga escravidão do pecado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I Jer 23, 5-8 
«Farei surgir para David um rebento justo» 

Jesus é descendente do rei David. O que a David foi prometido realizar-se-á em Jesus. Ele é o Cristo, o Ungido, o Messias. Ele é o Rei justo, o Rei segundo os desígnios de Deus, que são desígnios de santidade e de justiça. A libertação pascal realizada no Êxodo, na saída do Egipto, será ainda mais perfeitamente realizada na Páscoa de Jesus Cristo. Ele é o Cordeiro Pascal, Ele reunirá em Si todos os povos da terra. 

Leitura do Livro de Jeremias 
«Dias virão – diz o Senhor – em que farei surgir para David um rebento justo. Será um verdadeiro rei e governará com sabedoria: há-de exercer no país o direito e a justiça. Nos seus dias, Judá será salvo e Israel viverá em segurança. Este será o seu nome: ‘O Senhor é a nossa justiça’. Por isso, dias virão – oráculo do Senhor – em que já não se dirá: ‘Vive o Senhor, que fez sair os filhos de Israel da terra do Egipto’; mas sim ‘Vive o Senhor, que fez sair e regressar os descendentes da casa de Israel da região do norte e de todos os países em que os tinha dispersado, para poderem habitar na sua própria terra’». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 71 (72), 2.12-13.18-19 (R. cf. 7) 
Refrão: Nos dias do Senhor, 
nascerá a justiça e a paz para sempre. Repete-se 

Deus, concedei ao rei o poder de julgar 
e a vossa justiça ao filho do rei. 
Ele governará o vosso povo com justiça 
e os vossos pobres com equidade. Refrão 

Socorrerá o pobre que pede auxílio 
e o miserável que não tem amparo. 
Terá compaixão dos fracos e dos pobres 
e defenderá a vida dos oprimidos. Refrão 

Bendito seja o Senhor, Deus de Israel: 
só Ele faz maravilhas. 
Bendito para sempre o seu nome glorioso: 
toda a terra se encha da sua glória. Refrão 

ALELUIA 
Refrão: Aleluia Repete-se 
Ó Chefe da casa de Israel, 
que no Sinai destes a Lei a Moisés: 
vinde resgatar-nos com o poder do vosso braço. Refrão 


EVANGELHO Mt 1, 18-25 
Jesus nascerá de Maria, desposada com José, filho de David 

O evangelista põe em relevo a concepção virginal de Jesus e, por outro lado, a sua descendência de David, por S. José. Este, ao pôr-Lhe o nome, confiou-Lhe o sinal da filiação da Casa de David, de quem ele, José, era descendente. Os desígnios de Deus não seguem a lógica humana. Para os aceitarmos é preciso muita atenção a Deus e até o sofrimento da obscuridade da fé. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
O nascimento de Jesus deu-se do seguinte modo: Maria, sua Mãe, noiva de José, antes de terem vivido em comum, encontrara-se grávida por virtude do Espírito Santo. Mas José, seu esposo, que era justo e não queria difamá-la, resolveu repudiá-la em segredo. Tinha ele assim pensado, quando lhe apareceu num sonho o Anjo do Senhor, que lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que nela se gerou é fruto do Espírito Santo. Ela dará à luz um Filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados». Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor anunciara por meio do Profeta, que diz: «A Virgem conceberá e dará à luz um Filho, que será chamado ‘Emanuel’, que quer dizer ‘Deus connosco’». Quando despertou do sono, José fez como o Anjo do Senhor lhe ordenara e recebeu sua esposa. 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Por este sacrifício que celebramos, Senhor, tornai-nos dignos de estar na vossa presença, para podermos participar na vida eterna do vosso Filho, que nos libertou da morte, assumindo a nossa condição mortal. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


Prefácio do Advento II 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Mt 1, 23 
O seu nome será Emanuel, Deus-connosco. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Ajudai-nos, Senhor, a receber a vossa misericórdia no templo vivo da vossa Igreja e a preparar dignamente as próximas solenidades da nossa redenção. Por Nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário