Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA - 03 Dezembro 2019

Agenda litúrgica
2019-12-03

TERÇA-FEIRA da semana I
S. Francisco Xavier, presbítero, Padroeiro das Missões – MO 
Branco – Ofício da memória. 
Missa da memória, pf. I do Advento. 

L 1 Is 11, 1-10; Sal 71 (72), 2. 7-8. 12-13. 17 
Ev Lc 10, 21-24 

* No Ordinariado Castrense – Aniversário da tomada de posse de D. Rui Manuel Sousa Valério, Bispo das Forças Armadas e de Segurança. 
* Na Companhia de Jesus e nos Missionários Combonianos do Coração de Jesus – S. Francisco Xavier, Padroeiro Universal das Missões 
FESTA 
* Na Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue – S. Francisco Xavier, presbítero, Padroeiro principal da Congregação – FESTA 
* No Instituto Missionário da Consolata – S. Francisco Xavier, Padroeiro Universal das Missões e do Instituto – FESTA 
* Na Sociedade Missionária da Boa Nova – S. Francisco Xavier, Padroeiro – FESTA 
* Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Francisco Xavier, Padroeiro das Missões – FESTA

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Zac 14, 5.7 
O Senhor virá com todos os seus Santos. 
Naquele dia brilhará uma grande luz. 


ORAÇÃO COLECTA 
Ouvi, Senhor, benignamente as nossas súplicas e vinde em nosso auxílio nas lutas e dificuldades da vida, para que, reconfortados pela presença do vosso Filho, sejamos livres da antiga escravidão do pecado. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I Is 11, 1-10 
«Sobre ele repousará o espírito do Senhor» 

A vinda do Filho de Deus inaugura a era da paz universal, Ele que de judeus e pagãos fez um só povo. Esta era de paz, que só será perfeita quando Ele vier no fim dos tempos, é aqui descrita com imagens como as do paraíso reencontrado. E, como no princípio, tudo será fruto da acção do Espírito de Deus, Espírito que Jesus recebeu do Pai em plenitude, e nos comunicou a nós também. Jesus aplicou um dia a Si próprio esta passagem do profeta (cf. Lc 4,16 ss.). 

Leitura do Livro de Isaías 
Naquele dia, sairá um ramo do tronco de Jessé e um rebento brotará das suas raízes. Sobre ele repousará o espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de inteligência, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de conhecimento e de temor de Deus. Animado assim do temor de Deus, não julgará segundo as aparências, nem decidirá pelo que ouvir dizer. Julgará os infelizes com justiça e com sentenças rectas os humildes do povo. Com o chicote da sua palavra atingirá o violento e com o sopro dos seus lábios exterminará o ímpio. A justiça será a faixa dos seus rins e a lealdade a cintura dos seus flancos. O lobo viverá com o cordeiro e a pantera dormirá com o cabrito; o bezerro e o leãozinho andarão juntos e um menino os poderá conduzir. A vitela e a ursa pastarão juntamente, suas crias dormirão lado a lado; e o leão comerá feno como o boi. A criança de leite brincará junto ao ninho da cobra e o menino meterá a mão na toca da víbora. Não mais praticarão o mal nem a destruição em todo o meu santo monte: o conhecimento do Senhor encherá o país, como as águas enchem o leito do mar. Nesse dia, a raiz de Jessé surgirá como bandeira dos povos; as nações virão procurá-la e a sua morada será gloriosa. 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL 71 (72), 2.7-8.12-13.17 (R. cf. 7) 
Refrão: Nos dias do Senhor 
nascerá a justiça e a paz para sempre. Repete-se 

Ó Deus, dai ao rei o poder de julgar 
e a vossa justiça ao filho do rei. 
Ele governará o vosso povo com justiça 
e os vossos pobres com equidade. Refrão 

Florescerá a justiça nos seus dias 
e uma grande paz até ao fim dos tempos. 
Ele dominará de um ao outro mar, 
do grande rio até aos confins da terra. Refrão 

Socorrerá o pobre que pede auxílio 
e o miserável que não tem amparo. 
Terá compaixão dos fracos e dos pobres 
e defenderá a vida dos oprimidos. Refrão 

O seu nome será eternamente bendito 
e durará tanto como a luz do sol; 
nele serão abençoadas todas as nações, 
todos os povos da terra o hão-de bendizer. Refrão 


ALELUIA 
Refrão: Aleluia Repete-se 

O Senhor virá com poder e majestade 
e iluminará os olhos dos seus fiéis. Refrão 


EVANGELHO Lc 10, 21-24 
Jesus exulta de alegria pela acção do Espírito Santo 

Toda a vida de Jesus, o Messias enviado pelo Pai, manifestou que Ele estava cheio do Espírito Santo, que vivia movido por Ele e por Ele estava unido ao Pai, como se vê nesta passagem. A acção do Espírito Santo há-de revelar-se particularmente a partir do Mistério Pascal do Senhor e será essa acção do Espírito Santo que vai renovar a face da terra, como se há-de cantar no último dia do Tempo Pascal, no dia de Pentecostes. Desde já começamos a olhar para esse ponto de chegada da Páscoa do Senhor. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Naquele tempo, Jesus exultou de alegria pela acção do Espírito Santo e disse: «Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque isto foi do teu agrado. Tudo Me foi entregue por meu Pai; e ninguém sabe o que é o Filho senão o Pai, nem o que é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar». Voltando-Se depois para os discípulos, disse-lhes: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver, porque Eu vos digo que muitos profetas e reis quiseram ver o que vós vedes e não o viram e ouvir o que vós ouvis e não o ouviram». 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Olhai benignamente, Senhor, para as nossas humildes ofertas e orações e, como diante de Vós não temos méritos, ajudai-nos com a vossa misericórdia. Por Nosso Senhor. 

Prefácio do Advento I: p. 396 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO 2 Tim 4, 8 
O Senhor dará a coroa da justiça 
àqueles que esperam com amor a sua vinda. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Saciados com o alimento espiritual, humildemente Vos pedimos, Senhor, que, pela participação neste sacramento, nos ensineis a apreciar com sabedoria os bens da terra e a amar os bens do Céu. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário