Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

sábado, 4 de janeiro de 2020

MARTIROLÓGIO ROMANO DE 04 DE JANEIRO DE 2020

Martirológio
2020-01-04

www.cruxsacra.net

1.   Na Mésia, no território actualmente compreendido entre a Roménia e a Bulgária, os santos Hermes e Caio, mártires, o primeiro em Arcer, o segundo em Vidin. 

2.   Em Dijon, na Borgonha, actualmente na França, São Gregório, que, depois ter sido conde na região de Autun durante muitos anos, foi ordenado bispo de Langres.

3.   Em Uzès, na Gália Narbonense, hoje também na França, São Ferréolo, bispo, que escreveu uma regra para monges e, tendo sido mandado para o exílio por inveja, três anos depois foi reconhecido como verdadeiro homem de Deus e voltou com grande alegria para junto do seu povo. 

4*.   Em Meaux, na Nêustria, também na actual França, São Rigomero, bispo.

5*.   Em Reims, também na Nêustria, São Rigoberto, bispo, que, expulso, contra as normas canónicas, da sua sede episcopal por Carlos Martel, rei dos Francos, passou o resto da vida em obscura humildade.

6*.   Em Bruay-sur-l’Escaut, próximo de Valenciennes, no território de Artois da Nêustria, também na actual França, Santa Faraílde, viúva, que, obrigada a contrair matrimónio com um homem violento, abraçou até à sua velhice uma vida de oração e austeridade.

7*.   Em Folinho, na Úmbria, região da Itália, Santa Ângela, que, depois da morte do esposo e dos filhos, seguindo os passos de São Francisco, se consagrou inteiramente a Deus e escreveu num livro as experiências extraordinárias da sua vida mística.

8*.   Em Santa Croce sull’Arno, na Etrúria, actualmente na Toscana, região da Itália, a Beata Cristiana (Oringa) Menabuoi, virgem, que fundou um mosteiro com a regra de Santo Agostinho.

9*.   Em Durham, na Inglaterra, o Beato Tomás Plumtree, presbítero e mártir, que, no reinado de Isabel I, foi condenado à morte pela sua fidelidade à Igreja católica e, depois de ter afirmado corajosamente, diante do patíbulo, que preferia dar a vida a cair na apostasia, foi enforcado.

10.   Em Emmetsburg, cidade de Maryland, nos Estados Unidos da América do Norte, Santa Isabel Ana Seton, que, ao ficar viúva, professou a fé católica e se entregou com grande diligência à formação das adolescentes e ao cuidado das crianças pobres com a Congregação das Irmãs da Caridade de São José, por ela mesma fundada.

11.   Em Madrid, na Espanha, São Manuel González Garcia, bispo, que foi um exímio pastor segundo o coração do Senhor. Promoveu com a maior diligência a difusão do culto da Santíssima Eucaristia e fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de Nazaré.

www.cruxsacra.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário