Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

LITURGIA DIÁRIA DE 29 DE JANEIRO DE 2020

Agenda litúrgica
2020-01-29

www.cruxsacra.net

QUARTA-FEIRA da semana III
Verde – Ofício da féria. 
Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). 

L 1 2 Sam 7, 4-17; Sal 88 (89), 4-5. 27-28. 29-30 
Ev Mc 4, 1-20 

* Na Diocese de Lamego – Aniversário da entrada solene e tomada de posse de D. António José da Rocha Couto. 
* Na Ordem Carmelita – B. Arcângela Girlani, virgem – MF 
* Na Congregação dos Missionários do Verbo Divino – S. José Freinademetz, presbítero, primeiro missionário da Congregação na China – MO 
* Na Congregação Salesiana (Lisboa) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora.

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 95, 1.6 
Cantai ao Senhor um cântico novo, 
cantai ao Senhor, terra inteira. 
Glória e poder na sua presença, 
esplendor e majestade no seu templo. 

ORAÇÃO COLECTA 
Deus todo-poderoso e eterno, 
dirigi a nossa vida segundo a vossa vontade, 
para que mereçamos produzir abundantes frutos de boas obras, 
em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

LEITURA I 2 Sam 7, 4-17 
«Estabelecerei em teu lugar um descendente que há-de nascer de ti 
e consolidarei a tua realeza» 

Esta leitura é a célebre profecia do profeta Natã que já foi lida no tempo do Natal. David pensa em construir uma casa, um templo, para aí colocar a arca da Aliança, sinal da presença de Deus no meio do seu povo. Mas, por sua vez, Deus promete a David que será Ele que lhe construirá uma Casa, isto é, uma descendência, uma dinastia, que há-de ser eterna, promessa que se realizará no Filho da Virgem Maria, Jesus Cristo, Filho de Deus e Filho de David. 

Leitura do Segundo Livro de Samuel 
Naqueles dias, o Senhor falou a Natã, dizendo: «Vai dizer ao meu servo David: Assim fala o Senhor: Pensas edificar um palácio para Eu habitar? Desde o dia em que tirei Israel do Egipto até hoje, nunca habitei numa casa, mas andava de um lado para o outro numa tenda e num tabernáculo. Durante o tempo em que peregrinei com todos os filhos de Israel, perguntei porventura a alguns dos juízes de Israel, a quem estabeleci como pastores do meu povo: ‘Porque não Me construís uma casa de cedro?’ Eis o que dirás ao meu servo David: Assim fala o Senhor do Universo: Tirei-te das pastagens onde guardavas os rebanhos, para seres o chefe do meu povo de Israel. Estive contigo em toda a parte por onde andaste e exterminei diante de ti todos os teus inimigos. Dar-te-ei um nome tão ilustre como o nome dos grandes da terra. Prepararei um lugar para o meu povo de Israel e nele o instalarei para que habite nesse lugar, sem que jamais tenha receio e sem que os maus tornem a oprimi-lo como outrora, quando Eu constituía juízes no meu povo de Israel. Farei que vivas seguro de todos os teus inimigos. E o Senhor anuncia que te vai fazer uma casa: Quando chegares ao termo dos teus dias e fores repousar com os teus pais, estabelecerei em teu lugar um descendente que há-de nascer de ti e consolidarei a sua realeza. Ele construirá um palácio ao meu nome e Eu consolidarei para sempre o seu trono real. Serei para ele um pai e ele será para Mim um filho. Se praticar o mal, corrigi-lo-ei com varas de homens, com castigo de homens. Mas não retirarei dele a minha misericórdia, como fiz a Saul que afastei da minha presença. A tua casa e o teu reino permanecerão para sempre diante de Mim. O teu trono será firme para sempre». Natã comunicou fielmente a David todas as palavras desta revelação. 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 88 (89), 4-5.27-28.29-30 (R. 29a) 
Refrão: A minha aliança com ele será eterna. Repete-se 

Concluí uma aliança com o meu eleito, 
fiz um juramento a David, meu servo: 
«Conservarei a tua descendência para sempre, 
estabelecerei o teu trono por todas as gerações». Refrão 

Ele Me invocará: «Vós sois meu pai, 
meu Deus, meu Salvador». 
E Eu farei dele o primogénito, 
o mais alto entre os reis da terra. Refrão 

Assegurar-lhe-ei para sempre o meu favor, 
a minha aliança com ele será irrevogável. 
Conservarei a sua descendência eternamente 
e o seu trono terá a duração dos céus. Refrão 

ALELUIA 
Refrão: Aleluia Repete-se 
A semente é a palavra de Deus e o semeador é Cristo: 
quem O encontra permanece para sempre. Refrão 

EVANGELHO Mc 4, 1-20 
«O semeador saiu a semear» 

A parábola do semeador abre a secção das parábolas evangélicas. Longa, cheia de pormenores, primeiro dita, depois explicada, esta parábola procura sublinhar a importância que tem o tornar-se discípulo na escola de Jesus para poder compreender-se o que é o Reino de Deus e nele entrar. A parábola sublinha, ao mesmo tempo, a exigência de uma boa terra para se receber a sementeira da palavra de Deus, e a força e vitalidade dessa mesma palavra, que, desde que a terra onde é semeada a saiba receber, sempre dá fruto abundante.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
Naquele tempo, Jesus começou a ensinar de novo à beira mar. Veio reunir-se junto d’Ele tão grande multidão que teve de subir para um barco e sentar-Se, enquanto a multidão ficava em terra, junto ao mar. Ensinou-lhes então muitas coisas em parábolas. E dizia-lhes no Seu ensino: «Escutai: Saiu o semeador a semear. Enquanto semeava, uma parte da semente caiu à beira do caminho; vieram as aves e comeram-na. Outra parte caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra; logo brotou, porque a terra não era funda. Mas, quando o sol nasceu, queimou-se e, como não tinha raiz, secou. Outra parte caiu entre espinhos; os espinhos cresceram e sufocaram-na e não deu fruto. Outras sementes caíram em boa terra e começaram a dar fruto, que vingou e cresceu, produzindo trinta, sessenta e cem por um». E Jesus acrescentava: «Quem tem ouvidos para ouvir, oiça». Quando ficou só, os que O seguiam e os Doze começaram a interrogá-l’O acerca das parábolas. Jesus respondeu-lhes: «A vós foi dado a conhecer o mistério do reino de Deus, mas aos de fora tudo se lhes propõe em parábolas, para que, ao olhar, olhem e não vejam, ao ouvir, oiçam e não compreendam; senão, convertiam-se e seriam perdoados». Disse-lhes ainda: «Se não compreendeis esta parábola, como haveis de compreender as outras parábolas? O semeador semeia a palavra. Os que estão à beira do caminho, onde a palavra foi semeada, são aqueles que a ouvem, mas logo vem Satanás e tira a palavra semeada neles. Os que recebem a semente em terreno pedregoso são aqueles que, ao ouvirem a palavra, logo a recebem com alegria; mas não têm raiz em si próprios, são inconstantes, e, ao chegar a tribulação ou a perseguição por causa da palavra, sucumbem imediatamente. Outros há que recebem a semente entre espinhos. Esses ouvem a palavra, mas os cuidados do mundo, a sedução das riquezas e todas as outras ambições entram neles e sufocam a palavra, que fica sem dar fruto. E os que receberam a palavra em boa terra são aqueles que ouvem a palavra, a aceitam e frutificam, dando trinta, sessenta ou cem por um». 
Palavra da salvação. 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai benignamente, Senhor, 
e santificai os nossos dons, 
a fim de que se tornem para nós fonte de salvação. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 33, 6 
Voltai-vos para o Senhor e sereis iluminados, 
o vosso rosto não será confundido. 

Ou Jo 8, 12 
Eu sou a luz do mundo, diz o Senhor. 
Quem Me segue não anda nas trevas, 
mas terá a luz da vida. 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Deus omnipotente, nós Vos pedimos 
que, tendo sido vivificados pela vossa graça, 
nos alegremos sempre nestes dons sagrados. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário