Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

LITURGIA DIÁRIA DE 06 DE JANEIRO DE 2020

 Agenda litúrgica
2020-01-06

www.cruxsacra.net

SEGUNDA-FEIRA depois da Epifania
Branco – Ofício da féria (Semana II do Saltério). 
Missa da féria, pf. da Epifania ou do Natal. 

L 1 1 Jo 3, 22 – 4, 6; Sal 2, 7-8. 10-11 
Ev Mt 4, 12-17. 23-25 

* Aniversário da Ordenação episcopal de D. Amândio José Tomás (2002), Bispo Emérito de Vila Real.

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA 
Um dia sagrado brilhou para nós. 
Vinde, ó povos, adorar o Senhor, 
porque uma grande luz desceu sobre a terra. 

ORAÇÃO COLECTA 
Iluminai, Senhor, os nossos corações com o esplendor da vossa divindade, para que, através das trevas deste mundo, caminhemos com segurança para a pátria da luz eterna. Por Nosso Senhor. 

LEITURA I 1 Jo 3, 22 __ 4, 6 
«Examinai os espíritos, para ver se são de Deus» 

O mistério da Encarnação do Filho de Deus é tão extraordinário, que os homens têm muita dificuldade em o aceitar. Por isso, desde o princípio, houve quem o deturpasse, por fazerem mais fé no seu próprio pensar do que no Espírito de Deus que lho manifestava. É este Espírito Santo, que nos ilumina sobre o mistério de Jesus e nos leva a confessar que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus. 

Leitura da Primeira Epístola de São João 
Caríssimos: Nós recebemos de Deus tudo o que Lhe pedirmos, porque cumprimos os seus mandamentos e fazemos o que Lhe é agradável. É este o seu mandamento: acreditar no nome de seu Filho, Jesus Cristo, e amar-nos uns aos outros, como Ele nos mandou. Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus e Deus nele. E sabemos que permanece em nós pelo Espírito que nos concedeu. Caríssimos, não deis crédito a qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, porque surgiram no mundo muitos falsos profetas. Nisto conhecereis o espírito de Deus: todo o espírito que confessa a Jesus Cristo feito homem é de Deus; e todo o espírito que não confessa a Jesus não é de Deus. Este é o espírito do Anticristo, do qual ouvistes dizer que havia de vir e agora já está no mundo. Vós, meus filhos, sois de Deus e já os vencestes, porque Aquele que está no meio de vós é maior do que aquele que está no mundo. Eles são do mundo; por isso falam a linguagem do mundo e o mundo escuta-os. Nós somos de Deus e quem conhece a Deus escuta-nos; quem não é de Deus não nos escuta. Nisto distinguimos o espírito da verdade e o espírito do erro. 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 2, 7-8.10-11 (R. 8a) 
Refrão: Eu te darei os povos em herança. Repete-se 

Vou proclamar o decreto do Senhor. 
Ele disse-me: ‘Tu és meu filho, Eu hoje te gerei. 
Pede-me e te darei as nações em herança 
e os confins da terra para teu domínio’. Refrão 

Agora, ó reis, tomai sentido, 
atendei, vós que julgais a terra. 
Servi o Senhor com temor, 
aclamai-O com reverência. Refrão 

ALELUIA cf. Mt 4, 23 
Refrão: Aleluia Repete-se 
Jesus proclamava o Evangelho do reino 
e curava todas as doenças entre o povo. Refrão 

EVANGELHO Mt 4, 12-17.23-25 
«Está próximo o reino dos Céus» 

A manifestação do reino de Deus começou a realizar-se na pessoa de Jesus. Pela sua pregação e pelas obras que fazia, Ele manifestava já que esse reino tinha chegado ao meio dos homens. Neste reino entra-se pela resposta de fé à palavra de Jesus, resposta que exige humildade, conversão, vida toda iluminada pela luz que Ele nos trouxe e que d’Ele para nós irradia. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus 
Naquele tempo, quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte uma luz se levantou». Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos Céus». Depois percorria toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo. A sua fama propagou-se por toda a Síria: traziam-Lhe todos os que estavam doentes, atingidos de diversos males e sofrimentos, possessos, epilépticos e paralíticos, e Jesus curava-os. Seguiram-n’O grandes multidões, que tinham vindo da Galileia e da Decápole, de Jerusalém, da Judeia e de Além-Jordão. 
Palavra da salvação. 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai, Senhor, a oblação que trazemos ao vosso altar, nesta admirável permuta de dons, de modo que, oferecendo-Vos o que nos destes, mereçamos receber-Vos a Vós mesmo. Por Nosso Senhor. 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Jo 1, 14 
Nós vimos a sua glória, 
a glória do Filho Unigénito do Pai, 
cheio de graça e de verdade. 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que a nossa vida seja cons¬tantemente fortalecida pela comunhão nos vossos santos mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário