Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

LITURGIA DIÁRIA DE 07 DE JANEIRO DE 2020

Agenda litúrgica
2020-01-07

www.cruxsacra.net

TERÇA-FEIRA depois da Epifania
S. Raimundo de Penaforte, presbítero – MF 
Branco – Ofício da féria ou da memória. 
Missa da féria ou da memória, pf. da Epifania ou do Natal. 

L 1 1 Jo 4, 7-10; Sal 71 (72), 2. 3-4ab. 7-8 
Ev Mc 6, 34-44 

* Na Ordem de São Domingos – S. Raimundo de Penaforte, presbítero – MO 
* Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – B. Lindalva Justo de Oliveira, virgem e mártir – MO

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 117, 26-27 
Bendito o que vem em nome do Senhor. 
O Senhor fez brilhar sobre nós a sua luz. 

ORAÇÃO COLECTA 
Deus omnipotente, cujo Filho Unigénito Se manifestou aos homens na realidade da nossa natureza, concedei-nos que, reconhecendo-O exteriormente semelhante a nós, sejamos por Ele interiormente renovados. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

LEITURA I 1 Jo 4, 7-10 
«Deus é amor» 

Deus é a fonte do amor. Deus ama os homens, ama o seu povo, manifestou este amor desde sempre, mas foi sobretudo ao enviar ao mundo o seu Filho que Ele manifestou este amor. A grande Manifestação que a Epifania celebra é em última análise a do amor de Deus, amor que se revela tanto maior quanto é verdade que o Filho de Deus veio para os homens quando eles ainda eram pecadores, não purificados pelo Sangue do Salvador. 

Leitura da Primeira Epístola de São João 
Caríssimos: Amemo-nos uns aos outros, porque o amor vem de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus. Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor. Assim se manifestou o amor de Deus para connosco: Deus enviou ao mundo o seu Filho Unigénito, para que vivamos por Ele. Nisto consiste o seu amor: não fomos nós que amámos a Deus, mas foi Ele que nos amou e nos enviou o seu Filho como vítima de expiação pelos nossos pecados. 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 71 (72), 2.3-4ab.7-8. (R. cf. 11) 
Refrão: Virão adorar-Vos, Senhor, todos os povos da terra. Refrão 

Deus, concedei ao rei o poder de julgar 
e a vossa justiça ao filho do rei. 
Ele governará o vosso povo com justiça 
e os vossos pobres com equidade. Refrão 

Os montes trarão a paz ao povo 
e as colinas a justiça. 
Ele fará justiça aos humildes 
e salvará os indigentes. Refrão 

Florescerá a justiça nos seus dias 
e uma grande paz até ao fim dos tempos. 
Ele dominará de um ao outro mar, 
do grande rio até aos confins da terra. Refrão 

ALELUIA Lc 4, 18 
Refrão: Aleluia Repete-se 

O Senhor enviou-me a anunciar aos pobres a boa nova, 
a proclamar aos cativos a redenção. Refrão 

EVANGELHO Mc 6, 34-44 
Ao multiplicar os pães, Jesus manifestou-Se como profeta 

Estamos no tempo da Epifania, da Manifestação do Senhor, isto é, das manifestações de Jesus que O revelam como Filho de Deus e Deus Ele mesmo. Hoje Jesus manifesta-Se Senhor da própria natureza, cujas leis estão nas suas mãos; manifesta-Se como o novo Moisés, ao alimentar o povo no deserto, ao ter compaixão das multidões, guiando-as como Pastor e instruindo-as como Mestre. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
Naquele tempo, Jesus viu uma grande multidão e compadeceu-se deles, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou então a ensiná-los demoradamente. Como a hora ia já muito adiantada, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram-Lhe: «O local é deserto e a hora já vai adiantada. Manda-os embora, para irem aos casais e aldeias mais próximas comprar de comer». Jesus respondeu-lhes: «Dai-lhes vós mesmos de comer». Disseram-Lhe eles: «Havemos de ir comprar duzentos denários de pão, para lhes darmos de comer?» Jesus perguntou-lhes: «Quantos pães tendes? Ide ver». Eles foram verificar e responderam: «Temos cinco pães e dois peixes». Ordenou-lhes então que os fizessem sentar a todos, por grupos, sobre a verde relva. Eles sentaram-se, repartindo-se em grupos de cem e de cinquenta. Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e pronunciou a bênção. Depois partiu os pães e foi-os dando aos discípulos, para que eles os distribuíssem. Repartiu por todos também os peixes. Todos comeram até ficarem saciados; e encheram ainda doze cestos com os pedaços de pão e de peixe. Os que comeram dos pães eram cinco mil homens. 
Palavra da salvação. 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai benignamente, Senhor, os dons da vossa Igreja, para que receba nestes santos mistérios os bens em que pela fé acredita. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Ef 2, 4; Rom 8, 3 
Deus amou-nos com amor infinito. 
Por isso enviou o seu Filho ao mundo 
com uma natureza semelhante à do homem pecador. 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Deus de infinita bondade, que, pela participação neste sacramento, vindes ao nosso encontro, fazei-nos sentir os seus frutos de santidade, para que o dom recebido nos disponha a recebê-lo cada vez melhor. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário