Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

LITURGIA DIÁRIA DE 17 DE JANEIRO DE 2020

Agenda litúrgica
2020-01-17

www.cruxsacra.net

SEXTA-FEIRA da semana I
S. Antão, abade – MO 
Branco – Ofício da memória. 
Missa da memória. 

L 1 1 Sam 8, 4-7. 10-22a; Sal 88 (89), 16-17. 18-19 
Ev Mc 2, 1-12 

* Na Diocese de Leiria-Fátima – Aniversário da restauração da Diocese (1918). 
* Na Ordem de Cister – S. Antão, abade – MO

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA 
Sobre um trono elevado vi sentado um homem, 
que uma multidão de Anjos adora, cantando em coro:
Eis Aquele que reina eternamente. 


ORAÇÃO COLECTA 
Atendei, Senhor, as orações do vosso povo; 
dai-lhe luz para conhecer a vossa vontade 
e coragem para a cumprir fielmente. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


LEITURA I 1 Sam 8, 4-7.10-22a 
«Haveis de gritar contra o rei que escolhestes, 
mas então o Senhor não vos responderá» 

A leitura leva-nos já aos últimos anos de Samuel, durante os quais fora juiz do povo de Deus. Esta passagem é testemunho das diversas correntes políticas existentes em Israel. No entanto, a união de todos seria o único meio de resistir ao inimigo que os ameaçava, os Filisteus. Mas nenhum dos regimes podia perder de vista que o supremo condutor do povo é Deus. 

Leitura do Primeiro Livro de Samuel 
Naqueles dias, reuniram-se todos os anciãos de Israel e foram ter com Samuel a Ramá. E disseram a Samuel: «Tu já estás velho e os teus filhos não seguem o teu exemplo. Por isso, dá-nos um rei que nos governe, como acontece com os outros povos». Desagradou a Samuel que eles tivessem dito: «Dá-nos um rei que nos governe». Samuel orou ao Senhor e o Senhor respondeu-lhe: «Atende à voz do povo em tudo o que ele te pedir; porque não foi a ti que rejeitaram, mas a Mim: não querem que Eu reine sobre eles». Samuel comunicou todas as palavras do Senhor ao povo que lhe pedia um rei e acrescentou: «Serão estes os direitos do rei que vai reinar sobre vós: Requisitará os vossos filhos, para cuidarem dos seus carros e dos seus cavalos, e os fará correr à frente do seu carro. Ele os utilizará como chefes de mil homens e chefes de cinquenta. Mandará que lavrem os seus campos e ceifem as suas colheitas, que fabriquem as suas armas de guerra e as peças dos seus carros. Requisitará também as vossas filhas, para trabalharem como perfumistas, cozinheiras e padeiras. Tomará os vossos melhores campos, vinhas e olivais, para os dar aos seus servos. Cobrará o dízimo das vossas sementeiras e das vossas vinhas, para o dar aos seus cortesãos e ministros. Ficará com os vossos melhores servos e servas, com os vossos melhores bois e jumentos, para os empregar no seu serviço. Cobrará o dízimo dos vossos rebanhos e vós mesmos sereis seus escravos. Nesse dia, reclamareis contra o rei que escolhestes, mas então o Senhor não vos responderá». O povo não fez caso das palavras de Samuel e disse: «Não importa. Queremos um rei e assim seremos como todos os outros povos: o nosso rei é que há-de governar-nos e marchará à nossa frente para comandar os nossos combates». Samuel ouviu tudo o que o povo disse e comunicou-o ao Senhor. O Senhor respondeu-lhe: «Faz o que eles querem e dá-lhes um rei». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Salmo 88 (89), 16-17.18-19 (R. 2a) 
Refrão: Cantarei eternamente as misericórdias do Senhor. Repete-se 
Ou: Eu canto para sempre a bondade do Senhor. Repete-se 

Feliz do povo que sabe aclamar-Vos 
e caminha, Senhor, à luz do vosso rosto. 
Todos os dias aclama o vosso nome 
e se gloria com a vossa justiça. Refrão 

Vós sois a sua força, 
com o vosso favor se exalta a nossa valentia. 
Do Senhor é o nosso escudo 
e do Santo de Israel o nosso rei. Refrão 


ALELUIA Lc 7, 16 
Refrão: Aleluia Repete-se 
Apareceu entre nós um grande profeta: 
Deus visitou o seu povo. Refrão 


EVANGELHO Mc 2, 1-12 
«O Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados» 

O perdão dos pecados anda sempre ligado à Boa Nova do Reino de Deus. O perdão dos pecados é a primeira libertação de que o homem precisa para poder sair do círculo fechado em que o Mal (o Maligno, diria S. João) o envolve e o angustia. O primeiro efeito do anúncio da Boa Nova será levar o homem, à luz da Palavra de Deus, a reconhecer-se pecador, a reconhecer o amor de Deus e a decidir-se a pedir-Lhe perdão. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
Quando Jesus entrou de novo em Cafarnaum e se soube que Ele estava em casa, juntaram-se tantas pessoas que já não cabiam sequer em frente da porta; e Jesus começou a pregar lhes a palavra. Trouxeram-Lhe um paralítico, transportado por quatro homens; e, como não podiam levá-lo até junto d’Ele, devido à multidão, descobriram o tecto, por cima do lugar onde Ele Se encontrava e, feita assim uma abertura, desceram a enxerga em que jazia o paralítico. Ao ver a fé daquela gente, Jesus disse ao paralítico: «Filho, os teus pecados estão perdoados». Estavam ali sentados alguns escribas, que assim discorriam em seus corações: «Porque fala Ele deste modo? Está a blasfemar. Não é só Deus que pode perdoar os pecados?». Jesus, percebendo o que eles estavam a pensar, perguntou-lhes: «Porque pensais assim nos vossos corações? Que é mais fácil? Dizer ao paralítico ‘Os teus pecados estão perdoados’ ou dizer ‘Levanta-te, toma a tua enxerga e anda’? Pois bem. Para saberdes que o Filho do homem tem na terra o poder de perdoar os pecados, ‘Eu te ordeno – disse Ele ao paralítico – levanta-te, toma a tua enxerga e vai para casa’». O homem levantou-se, tomou a enxerga e saiu diante de toda a gente, de modo que todos ficaram maravilhados e glorificavam a Deus, dizendo: «Nunca vimos coisa assim». 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai benignamente, Senhor, a oblação do vosso povo 
e fazei que ela santifique a nossa vida 
e torne eficaz a nossa oração. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 35, 10 
Em Vós, Senhor, está a fonte da vida: na vossa luz veremos a luz. 

Ou Jo 10, 10 
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância, diz o Senhor. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Deus todo-poderoso, 
que nos alimentais com os vossos sacramentos, 
dai-nos a graça de Vos servir com uma vida santa. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário