Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

quinta-feira, 9 de janeiro de 2020

LITURGIA DIÁRIA DE 09 DE JANEIRO DE 2020

 Agenda litúrgica
2020-01-09

www.cruxsacra.net

QUINTA-FEIRA depois da Epifania
Branco – Ofício da féria. 
Missa da féria, pf. da Epifania ou do Natal. 

L 1 1 Jo 4, 19 – 5, 4; Sal 71 (72), 2. 14-15bc. 17 
Ev Lc 4, 14-22a 

* Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. André Corsini, bispo – FESTA e MF

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA cf. Jo l, l 
No princípio, antes da criação do universo, 
o Verbo era Deus. 
Ele dignou-Se nascer para salvar o mundo. 

ORAÇÃO COLECTA 
Senhor, que por meio do vosso Filho manifestastes a todos os povos a luz da sabedoria eterna, concedei aos vossos fiéis que, iluminados plenamente pelo esplendor da redenção de Cristo e progredindo sempre no conhecimento da verdade, alcancem a claridade da vossa glória. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

LEITURA I 1 Jo 4, 19 – 5, 4 
«Quem ama a Deus ame também o seu irmão» 

Quem tem fé em Jesus Cristo torna-se filho de Deus, nasce de Deus. Por isso, quem ama a Deus ame também os seus filhos, que são nossos irmãos. Amor de Deus e amor do próximo andam sempre juntos. A fé está na base deste amor, a fé que torna o homem vitorioso sobre o mundo, como Jesus foi vitorioso sobre o Mundo (Jo 16, 33). 

Leitura da Primeira Epístola de São João 
Caríssimos: Nós devemos amar, porque Deus nos amou primeiro. Se alguém disser: «Amo a Deus» e odiar o seu irmão, é mentiroso. Quem não ama o seu irmão, que vê, não pode amar a Deus, que não vê. É este o mandamento que recebemos d’Ele: quem ama a Deus ame também o seu irmão. Quem acredita que Jesus é o Messias nasceu de Deus e quem ama Aquele que gerou ama também o que d’Ele nasceu. Nós sabemos que amamos os filhos de Deus quando amamos a Deus, cumprindo os seus mandamentos, porque o amor de Deus consiste em guardar os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são pesados, porque todo o que nasceu de Deus vence o mundo. E esta é a vitória que venceu o mundo: a nossa fé. 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 71 (72), 2.14.15bc.17 (R. cf. 11) 
Refrão: Virão adorar-Vos, Senhor, 
todos os povos da terra. Repete-se 

Deus, concedei ao rei o poder de julgar 
e a vossa justiça ao filho do rei. 
Ele governará o vosso povo com justiça 
e os vossos pobres com equidade. Refrão 

Ele os libertará da opressão e da violência 
e o sangue deles será precioso a seus olhos; 
por ele hão-de rezar sempre 
e todos os dias o bendirão. Refrão 

O seu nome será eternamente bendito 
e durará tanto como a luz do sol; 
nele serão abençoadas todas as nações, 
todos os povos da terra o hão-de bendizer. Refrão 

ALELUIA Lc 4, 18 
Refrão: Aleluia Repete-se 
O Senhor enviou-me a anunciar aos pobres a boa nova, 
a proclamar aos cativos a redenção. Refrão 

EVANGELHO Lc 4, 14-22a 
«Cumpriu-se hoje esta passagem da Escritura» 

Esta passagem apresenta a primeira pregação de Jesus. Foi em Nazaré e numa celebração litúrgica. Jesus, segundo o uso da Sinagoga, fez a leitura, e depois a homilia. Aplicando a Si próprio a passagem do profeta que acabava de ler, Jesus manifesta-Se como sendo Ele mesmo o Ungido de Deus, o Messias, o Cristo esperado desde os tempos antigos. A sua homilia foi aqui, pela primeira vez, a proclamação do Evangelho na celebração litúrgica. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Naquele tempo, Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e a sua fama propagou-se por toda a região. Ensinava nas sinagogas e era elogiado por todos. Foi então a Nazaré, onde Se tinha criado. Segundo o seu costume, entrou na sinagoga a um sábado e levantou-Se para fazer a leitura. Entregaram-Lhe o livro do profeta Isaías e, ao abrir o livro, encontrou a passagem em que estava escrito: «O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa nova aos pobres; Ele Me enviou a proclamar a redenção aos cativos e a vista aos cegos, a restituir a liberdade aos opri¬midos e a proclamar o ano da graça do Senhor». Depois enrolou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-Se. Estavam fixos em Jesus os olhos de toda a sinagoga. Começou então a dizer-lhes: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam da mensagem da graça que saía da sua boca. 
Palavra da salvação. 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai, Senhor, a oblação que trazemos ao vosso altar nesta admirável permuta de dons, de modo que, oferecendo-Vos o que nos destes, mereçamos receber-Vos a Vós mesmo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Jo 3, 16 
Deus amou tanto o mundo que lhe deu o seu Filho Unigénito. 
Quem acredita n’Ele tem a vida eterna. 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que a nossa vida seja cons¬tantemente fortalecida pela comunhão nos vossos santos mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário