Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

sábado, 11 de janeiro de 2020

LITURGIA DIÁRIA DE 11 DE JANEIRO DE 2020

Agenda litúrgica
2020-01-11

www.cruxsacra.net

SÁBADO depois da Epifania
Branco – Ofício da féria. 
Missa da féria, pf. da Epifania ou do Natal. 

L 1 1 Jo 5, 14-21; Sal 149, 1-2. 3-4. 5-6a e 9b 
Ev Jo 3, 22-30 

* I Vésp. do Baptismo do Senhor – Compl. dep. I Vésp. dom.

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA Gal 4, 4-5 
Deus enviou o seu Filho, nascido de mulher, 
para nos tornarmos seus filhos adoptivos. 

ORAÇÃO COLECTA 
Deus eterno e omnipotente, que em vosso Filho Unigénito nos tornastes nova criatura, concedei que a vossa graça nos conforme à imagem de Cristo, em quem a nossa natureza se uniu à vossa divindade. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

LEITURA I 1 Jo 5, 14-21 
«Escuta-nos em tudo o que Lhe pedirmos» 

Aquele que crê sabe que Deus o escuta e o atende, porque, pela fé, ele está em comunhão com Deus, mantendo a sua vontade em conformidade com a vontade de Deus. Uma das intenções pela qual se há-de rezar é por aquele que não crê, ou que até divide Jesus, negando as consequências admiráveis do mistério da Encarnação. 

Leitura da Primeira Epístola de São João 
Caríssimos: Esta é a confiança que temos em Deus: se Lhe pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, Ele escuta-nos. E sabendo que nos escuta em tudo o que Lhe pedirmos, sabemos também que alcançaremos o que Lhe tivermos pedido. Se alguém vir seu irmão cometer um pecado que não o leva à morte, reze e Deus lhe dará a vida, se de facto o pecado cometido não leva à morte. Há um pecado que leva à morte; não é por este pecado que eu digo que se reze. Toda a iniquidade é pecado, mas nem todo o pecado leva à morte. Sabemos que todo aquele que nasceu de Deus não peca, porque o guarda Aquele que foi gerado por Deus e o Maligno não o pode atingir. Sabemos que somos de Deus, mas o mundo inteiro está sujeito ao Maligno. E sabemos também que veio o Filho de Deus e nos deu inteligência para conhecermos o Verdadeiro. Nós estamos no Verdadeiro, por seu Filho, Jesus Cristo, que é o Deus verdadeiro e a vida eterna. Meus filhos, guardai-vos dos falsos deuses. 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 149, 1-2.3-4.5-6a.9b (R. 4a ou Aleluia) 
Refrão: O Senhor ama o seu povo. Repete-se 
Ou: Aleluia. Repete-se 

Cantai ao Senhor um cântico novo, 
cantai ao Senhor na assembleia dos santos. 
Alegre-se Israel em seu Criador, 
rejubilem os filhos de Sião em seu Rei. Refrão 

Louvem o seu nome com danças, 
cantem ao som do tímpano e da cítara, 
porque o Senhor ama o seu povo, 
coroa os humildes com a vitória. Refrão 

Exultem de alegria os fiéis, 
cantem jubilosos em suas casas; 
em sua boca os louvores de Deus. 
Esta é a glória de todos os seus fiéis. Refrão 

ALELUIA Mt 4, 16 
Refrão: Aleluia. Repete-se 
O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; 
para aqueles que habitavam na sombria região da 
morte uma luz se levantou. Refrão 

EVANGELHO Jo 3, 22-30 
«O amigo do esposo sente muita alegria ao ouvir a sua voz» 

A imagem das núpcias é muito tradicional na Sagrada Escritura para significar a união íntima entre Deus e o seu povo. João Baptista compreendeu muito bem que era precisamente Jesus quem vinha estabelecer essa aliança de amor. Jesus, é Ele o noivo; João era apenas o seu Precursor. Por isso, João não só não se incomoda com a presença de Jesus, mas, até ao contrário, se alegra com ela, e dispõe-se a desaparecer para que o Senhor cresça, enquanto ele diminui. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
Naquele tempo, foi Jesus com os seus discípulos para o território da Judeia, onde Se demorou com eles, e começou a baptizar. João baptizava em Enon, perto de Salim, porque ali a água era abundante e aparecia muita gente para se baptizar. João ainda não tinha sido encarcerado. Surgiu uma discussão entre os discípulos de João e um judeu a respeito da purificação. Foram ter com João e disseram-lhe: «Mestre, Aquele que estava contigo na outra margem do Jordão e de quem deste testemunho anda a baptizar e todos vão ter com Ele». João respondeu: «Ninguém pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do Céu. Vós próprios sois testemunhas de que eu disse: ‘Não sou o Messias, mas aquele que foi enviado à sua frente’. Quem tem a esposa é o esposo; e o amigo do esposo, que o acompanha e escuta, sente muita alegria ao ouvir a sua voz. Essa é a minha alegria, que agora é completa: Ele deve crescer e eu diminuir». 
Palavra da salvação. 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Senhor nosso Deus, fonte da verdadeira devoção e da paz, fazei que esta oblação Vos glorifique dignamente e que a nossa participação nos sagrados mistérios reforce os laços da nossa unidade. Por Nosso Senhor. 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Jo 1, 16 
Da plenitude de Cristo todos nós recebemos 
graça sobre graça. 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Sustentai, Senhor, o vosso povo no presente e no futuro com os auxílios da vossa infinita bondade, para que, com as alegrias que dispondes no seu caminho, se dirija mais confiadamente para os bens eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário