Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

LITURGIA DIÁRIA DE 2 DE JANEIRO DE 2020

Agenda litúrgica
2020-01-02

www.cruxsacra.net 

QUINTA-FEIRA do Tempo do Natal
SS. Basílio Magno e Gregório de Nazianzo, 
bispos e doutores da Igreja – MO 
Branco – Ofício da memória (Semana I do Saltério). 
Missa da memória, pf. do Natal. 

L 1 1 Jo 2, 22-28; Sal 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4 
Ev Jo 1, 19-28 

* Na Companhia de Jesus – I Vésp. do Santíssimo Nome de Jesus

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA 
Um dia sagrado brilhou para nós. 
Vinde, ó povos, adorar o Senhor, 
porque uma grande luz desceu sobre a terra. 

ORAÇÃO COLECTA 
Concedei, Senhor, ao vosso povo uma inabalável firmeza na fé, para que, acreditando no vosso Filho Unigénito como verdadeiro Deus, eterno convosco na glória, e verdadeiro homem, nascido da Virgem Maria, sejamos livres dos males presentes e conduzidos à felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

LEITURA I 1 Jo 2, 22-28 
«Permaneça em vós a doutrina que ouvistes desde o princípio» 

Neste tempo do Natal, a Palavra de Deus quer despertar e enraizar em nós a fé que nos faz descobrir no Menino de Belém o Filho de Deus. “Anticristo” é todo aquele que nega que Jesus é o Messias, o Enviado de Deus. A “unção” de Cristo que nos instrui sobre todas estas coisas é a palavra de Deus que em nós penetra sob a acção do Espírito Santo. Cada nova celebração do mistério da Manifestação do Filho de Deus no meio de nós há-de preparar-nos melhor para a sua vinda gloriosa. 

Leitura da Primeira Epístola de São João 
Caríssimos: Quem é o mentiroso, senão aquele que nega que Jesus é o Cristo? Esse é que é o anticristo: aquele que nega o Pai e o Filho. Quem nega o Filho também não reconhece o Pai. Quem confessa o Filho reconhece também o Pai. Portanto, permaneça em vós a doutrina que ouvistes desde o princípio. Se permanecer em vós a doutrina que ouvistes desde o princípio, também vós permanecereis no Filho e no Pai. E a promessa que o Filho nos fez é a vida eterna. Era isto o que eu tinha a escrever-vos acerca dos que tentam enganar-vos. Para vós, porém, a unção que recebestes de Cristo permanece em vós e não precisais que alguém vos ensine. Uma vez que a unção de Cristo vos instrui sobre todas as coisas e é verdadeira e não mente, permanecei n’Ele, conforme ela vos ensinou. E agora, meus filhos, permanecei em Cristo, para que possamos ter plena confiança quando Ele Se manifestar e não sejamos confundidos por Ele na sua vinda. 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 97 (98), 1.2-3ab.3cd-4. (R. 3a) 
Refrão: Todos os confins da terra 
viram a salvação do nosso Deus. Repete-se 

Cantai ao Senhor um cântico novo 
pelas maravilhas que Ele operou. 
A sua mão e o seu santo braço 
Lhe deram a vitória. Refrão 

O Senhor deu a conhecer a salvação, 
revelou aos olhos das nações a sua justiça. 
Recordou-Se da sua bondade e fidelidade 
em favor da casa de Israel. Refrão 

Os confins da terra puderam ver 
a salvação do nosso Deus. 
Aclamai o Senhor, terra inteira, 
exultai de alegria e cantai. Refrão 

ALELUIA Hebr 1, 1-2 
Refrão: Aleluia. Repete-se 
Muitas vezes e de muitos modos 
falou Deus antigamente aos nossos pais pelos Profetas. 
Nestes dias, que são os últimos, 
Deus falou-nos por seu Filho. Refrão 

EVANGELHO Jo 1, 19-28 
«Ele vem depois de mim» 

João Baptista vem preparar o caminho a Jesus. O povo tem a tendência de o confundir com o Messias; João defende-se dessa confusão. Ele, João, é apenas a voz; a sua missão é apontar a Palavra, Jesus. Por isso, ele aponta para Jesus e para Ele encaminha os seus discípulos. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João 
Foi este o testemunho de João Baptista, quando os judeus lhe enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para lhe perguntarem: «Quem és tu?» Ele confessou e não negou: «Eu não sou o Messias». Eles perguntaram-lhe: «Então, quem és tu? És Elias?» «Não sou», respondeu ele. «És o Profeta?» Ele respondeu: «Não». Disseram-lhe então: «Quem és tu? Para podermos dar uma resposta àqueles que nos enviaram, que dizes de ti mesmo?» Ele declarou: «Eu sou a voz que clama no deserto: ‘Endireitai o caminho do Senhor’, como disse o profeta Isaías». Entre os enviados havia fariseus que lhe perguntaram: «Então porque baptizas, se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?». João respondeu-lhes: «Eu baptizo na água; mas no meio de vós está Alguém que não conheceis: Aquele que vem depois de mim, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias». Tudo isto se passou em Betânia, além do Jordão, onde João estava a baptizar.
Palavra da salvação. 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Aceitai, Senhor, a oblação que trazemos ao vosso altar, nesta admirável permuta de dons, de modo que, oferecendo-Vos o que nos destes, mereçamos receber-Vos a Vós mesmo. Por Nosso Senhor. 
Antes da Epifania, prefácio do Natal: pp. 400-402 
Depois da Epifania, prefácio da Epifania p. 403 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO Jo 1, 14 
Nós vimos a sua glória, 
a glória do Filho Unigénito do Pai, 
cheio de graça e de verdade. 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Concedei-nos, Deus todo-poderoso, que a nossa vida seja constantemente fortalecida pela comunhão nos vossos santos mistérios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário