Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

LITURGIA DIÁRIA DE 08 DE JANEIRO DE 2020

Agenda litúrgica
2020-01-08

www.cruxsacra.net

QUARTA-FEIRA depois da Epifania
Branco – Ofício da féria. 
Missa da féria, pf. da Epifania ou do Natal. 

L 1 1 Jo 4, 11-18; Sal 71 (72), 2. 10-11. 12-13 
Ev Mc 6, 45-52 

* Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – S. Pedro Tomás, bispo – FESTA e MF 
* Na Congregação Salesiana – B. Tito Zeman, presbítero e mártir – MF

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA Is 9, 2 
O povo que andava nas trevas viu uma grande luz. 
Para aqueles que habitavam nas sombras da morte 
uma luz começou a brilhar. 

ORAÇÃO COLECTA 
Senhor nosso Deus, sol que ilumina todos os homens, concedei ao mundo a paz duradoira e fazei brilhar em nossos corações a luz admirável que orientou os passos dos Magos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

LEITURA I 1 Jo 4, 11-18 
«Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós» 

Deus é amor e ama-nos. É no amor que nós O conhecemos e o amor d’Ele há-de manifestar-se no amor que temos uns aos outros. Assim mostramos que O conhecemos, e os outros O poderão reconhecer em nós. Este amor está unido à fé, pela qual reconhecemos que Jesus é o Filho de Deus, enviado da parte do Pai para nos unir ao Pai no amor perfeito, aquele amor que expulsa tudo o que é temor. 

Leitura da Primeira Epístola de São João 
Caríssimos: Se Deus nos amou tanto, também nós devemos amar-nos uns aos outros. A Deus ninguém jamais O viu. Se nos amarmos uns aos outros, Deus permanece em nós e em nós o seu amor é perfeito. Nisto conhecemos que estamos n’Ele e Ele em nós: porque nos deu o seu Espírito. E nós vimos e damos testemunho de que o Pai enviou o seu Filho como Salvador do mundo. Se alguém confessar que Jesus é o Filho de Deus, Deus permanece nele e ele em Deus. Nós conhecemos o amor de Deus por nós e acreditamos no seu amor. Deus é amor: quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. Nisto se realiza a perfeição do amor de Deus em nós, porque somos neste mundo como é Jesus e assim temos plena confiança no dia do juízo. No amor não há temor; o amor que é perfeito expulsa o temor, porque o temor supõe um castigo. Quem teme não é perfeito no amor. 
Palavra do Senhor. 

SALMO RESPONSORIAL Salmo 71 (72), 2.10-11.12-13 (R. cf. 11) 
Refrão: Virão adorar-Vos, Senhor, 
todos os povos da terra. Repete-se 

Deus, concedei ao rei o poder de julgar 
e a vossa justiça ao filho do rei. 
Ele governará o vosso povo com justiça 
e os vossos pobres com equidade. Refrão 

Os reis de Társis e das ilhas virão com presentes, 
os reis da Arábia e de Sabá trarão suas ofertas. 
Prostrar-se-ão diante dele todos os reis, 
todos os povos o hão-de servir. Refrão 

Socorrerá o pobre que pede auxílio 
e o miserável que não tem amparo. 
Terá compaixão dos fracos e dos pobres 
e defenderá a vida dos oprimidos. Refrão 

ALELUIA cf. 1 Tim 3, 16 
Refrão: Aleluia. Repete-se 
Glória a Vós, Jesus Cristo, anunciado aos gentios; 
glória a Vós, Jesus Cristo, acreditado no mundo. Refrão 

EVANGELHO Mc 6, 45-52 
«Viram Jesus caminhando sobre o mar» 

Uma nova manifestação ou “epifania” de Jesus revela-O como Senhor das próprias forças da natureza. Jesus multiplica os sinais para que os discípulos O reconheçam como o Filho de Deus. E não é fácil consegui-lo, porque o espírito deles estava embotado, e a multiplicação dos pães não tinha bastado para que O reconhecessem. A Epifania celebra-se, de facto, na fé, e a sua celebração, repetida em cada ano, pretende levar-nos a reconhecer, cada vez mais profundamente, quem é o Senhor Jesus. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos 
Depois de ter matado a fome a cinco mil homens, Jesus obrigou os discípulos a subirem para o barco e a seguirem antes d’Ele para a outra margem, em direcção a Betsaida, enquanto Ele despedia a multidão. Depois de a ter despedido, subiu a um monte, para orar. Ao anoitecer, estava o barco no meio do mar e Jesus sozinho em terra. Ao ver os discípulos cansados de remar, porque o vento lhes era contrário, pela quarta vigília da noite foi ter com eles, caminhando sobre o mar, mas ia passar adiante. Ao verem Jesus caminhando sobre o mar, os discípulos julgaram que era um fantasma e começaram a gritar, porque todos O viram e ficaram atemorizados. Mas Jesus falou-lhes logo, dizendo: «Tende confiança. Sou Eu, não temais». Depois subiu para junto deles no barco e o vento amainou. Todos se encheram de espanto, porque o seu coração estava endurecido, e não tinham compreendido a multiplicação dos pães. 
Palavra da salvação. 

ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Senhor nosso Deus, fonte da verdadeira devoção e da paz, fazei que esta oblação Vos glorifique dignamente e que a nossa participação nos sagrados mistérios reforce os laços da nossa unidade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 

ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. 1 Jo 1, 2 
A vida que estava junto do Pai 
manifestou-se na terra e nós vimos a sua glória. 

ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Sustentai, Senhor, o vosso povo no presente e no futuro com os auxílios da vossa infinita bondade, para que, com as alegrias que dispondes no seu caminho, se dirija mais confiadamente para os bens eternos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário