Postagem em destaque

NOSSAS REDES SOCIAIS

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

LITURGIA DIÁRIA - 28 de Novembro de 2019

 Agenda litúrgica
2019-11-28

QUINTA-FEIRA da semana XXXIV
Verde – Ofício da féria. 
Missa à escolha (cf. p. 18, n. 18). 

L 1 Dan 6, 12-28; Sal Dan 3, 68.69. 70. 71. 72. 73. 74 
Ev Lc 21, 20-28 

* Na Ordem Franciscana – S. Tiago da Marca, presbítero, da I Ordem 
MO 
* Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – S. Tiago da Marca, presbítero, da I Ordem – MF 
* Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. João de Deus, na transladação das suas relíquias – MF 
* Na Congregação das Irmãs Missionárias Servas do Espírito Santo – B. Maria Helena Stollenwerk, religiosa, Co-fundadora da Congregação – FESTA 
* Na Congregação da Missão e na Companhia das Filhas da Caridade – S. Catarina Labouré, virgem – MO 
* Na Congregação dos Missionários de S. Carlos (Scalabrinianos) – Aniversário da fundação da Congregação (1887). 
* Na Congregação dos Missionários do Verbo Divino – B. Maria Helena Stollenwerk, religiosa – MO

 

Missa
 

ANTÍFONA DE ENTRADA Salmo 84, 9 
O Senhor fala de paz ao seu povo e aos seus fiéis 
e a todos os que a Ele se convertem de coração sincero. 


ORAÇÃO COLECTA 
Despertai, Senhor, a vontade dos vossos fiéis, 
para que, correspondendo mais generosamente 
à acção da graça divina, 
recebamos maiores auxílios da vossa bondade. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 
Liturgia da palavra: páginas seguintes 


LEITURA I (anos ímpares) Dan 6, 12-28 
«Deus enviou o seu Anjo para fechar a boca dos leões» 

Por meio de uma história simbólica, a história de Daniel na cova dos leões, sublinha-se, por um lado, o testemunho da fidelidade do profeta a Deus e da resistência às tentações de idolatria e, por outro, a figura do povo de Deus perseguido, mas sempre defendido e salvo pelo poder e pela misericórdia do Senhor. E a leitura termina com uma proclamação de louvor e acção de graças a Deus, posta estranhamente na boca do rei estrangeiro e pagão, mas que tinha testemunhado a acção de Deus em favor de Daniel. 

Leitura da Profecia de Daniel 
Naqueles dias, certos homens acorreram alvoroçados e encontraram Daniel a orar e a invocar o seu Deus. Foram então à presença do rei e falaram-lhe assim a propósito da interdição real: «Não assinaste, ó rei, um interdito, segundo o qual todo aquele que, no prazo de trinta dias, fizesse oração a qualquer deus ou homem, excepto a ti, seria lançado na cova dos leões?». O rei tomou a palavra e respondeu: «Isso está decidido, segundo a lei dos medos e dos persas, que é irrevogável». Então eles, tomando a palavra, disseram ao rei: «Daniel, um dos exilados de Judá, não te respeitou, ó rei, nem ao interdito que assinaste: ele faz três vezes por dia a sua oração». Ao ouvir estas palavras, o rei ficou muito pesaroso. Decidiu em seu coração salvar Daniel e até ao pôr do sol esforçou-se por livrá-lo. Mas aqueles homens reuniram-se em tumulto junto do rei e disseram-lhe: «Bem sabes, ó rei, que, segundo a lei dos medos e dos persas, nenhum interdito ou decreto promulgado pelo rei pode ser revogado». Então o rei ordenou que trouxessem Daniel e o lançassem na cova dos leões. O rei dirigiu-se a Daniel e disse-lhe: «O teu Deus, a quem serves com tanta firmeza, te salvará». Trouxeram uma pedra e colocaram-na à entrada da cova. O rei selou-a com o seu anel e com o anel dos seus dignitários, para que não se revogasse a sentença dada contra Daniel. A seguir, voltou para o seu palácio e passou a noite em jejum; não admitiu as mulheres à sua presença e não pôde conciliar o sono. Então o rei levantou-se de madrugada, ao romper do dia, e dirigiu-se ansiosamente à cova dos leões. Aproximando-se da cova, gritou por Daniel com voz angustiada, falando-lhe desta maneira: «Daniel, servo do Deus vivo, o teu Deus, a quem serves com tanta firmeza, pôde livrar-te dos leões?». Daniel respondeu ao rei: «Viva o rei para sempre! O meu Deus enviou o seu Anjo para fechar a boca dos leões e eles não me fizeram mal. Porque diante d’Ele fui considerado inocente e diante de ti, ó rei, também não fiz nenhum mal». Então o rei ficou muito contente e ordenou que tirassem Daniel da cova. Quando o retiraram da cova, não lhe encontraram qualquer beliscadura, porque ele tinha confiado no seu Deus. O rei ordenou que trouxessem os homens que tinham denunciado Daniel e que os lançassem na cova dos leões, com seus filhos e mulheres. Ainda não tinham chegado ao fundo da cova, quando os leões se apoderaram deles e lhes trituraram todos os ossos. Então o rei Dario enviou esta carta a todos os povos, nações e línguas que habitavam sobre a terra: «Paz e prosperidade! Este é o decreto que promulgo: Em toda a extensão do meu reino, deve ser respeitado e temido o Deus de Daniel. Ele é o Deus vivo, que permanece para sempre; o seu reino jamais será destruído e o seu domínio não terá fim. Ele salva e liberta, faz sinais e prodígios nos céus e na terra. Ele salvou Daniel da garra dos leões». 
Palavra do Senhor. 


SALMO RESPONSORIAL Dan 3, 68.69.70.71.72.73.74 (R. 59b) 
Refrão: Louvai o Senhor, exaltai-O para sempre. Repete-se 

Orvalhos e gelos, bendizei o Senhor, 
louvai-O e exaltai-O para sempre. Refrão 

Frios e aragens, bendizei o Senhor, 
louvai-O e exaltai-O para sempre. Refrão 

Gelos e neves, bendizei o Senhor, 
louvai-O e exaltai-O para sempre. Refrão 

Noites e dias, bendizei o Senhor, 
louvai-O e exaltai-O para sempre. Refrão 

Luz e trevas, bendizei o Senhor, 
louvai-O e exaltai-O para sempre. Refrão 

Relâmpagos e nuvens, bendizei o Senhor, 
louvai-O e exaltai-O para sempre. Refrão 

Bendiga a terra o Senhor, 
louve-O e exalte-O para sempre. Refrão 


ALELUIA Lc 21, 28 
Refrão: Aleluia. Repete-se 
Erguei-vos e levantai a cabeça, 
porque a vossa libertação está próxima. Refrão 


EVANGELHO Lc 21, 20-28 
«Jerusalém será calcada pelos pagãos, 
até que aos pagãos chegue a sua hora» 

Toda esta passagem está cheia de alusões a outras passagens bíblicas. Anunciam-se aqui as provações por que há-de passar o povo de Deus, umas vindas da parte dos pagãos, outras das próprias circunstâncias naturais. São todas elas formas de purificação; mas nunca são nem um fim em si mesmas, nem acontecimentos sem sentido. Deus é Senhor dos acontecimentos, e faz que tudo concorra para o bem dos seus eleitos. Por isso, no meio de toda esta desolação, “levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. É o anúncio do mundo novo que há-de vir. 

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «Quando virdes Jerusalém cercada por exércitos, sabei que está próxima a sua devastação. Então, os que estiverem na Judeia fujam para os montes, os que estiverem dentro da cidade saiam para fora e os que estiverem nos campos não entrem na cidade. Porque serão dias de castigo, nos quais deverá cumprir-se tudo o que está escrito. Ai daquelas que estiverem para ser mães e das que andarem a amamentar nesses dias, porque haverá grande angústia na terra e indignação contra este povo. Cairão ao fio da espada, irão cativos para todas as nações, e Jerusalém será calcada pelos pagãos, até que aos pagãos chegue a sua hora. Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas e, na terra, angústia entre as nações, aterradas com o rugido e a agitação do mar. Os homens morrerão de pavor, na expec¬tativa do que vai suceder ao universo, pois as forças celestes serão abaladas. Então hão-de ver o Filho do homem vir numa nuvem, com grande poder e glória. Quando estas coisas começarem a acontecer, erguei-vos e levantai a cabeça, porque a vossa libertação está próxima». 
Palavra da salvação. 


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS 
Recebei, Senhor, estes dons sagrados 
que nos mandastes oferecer em honra do vosso nome 
e fazei que, obedecendo sempre aos vossos mandamentos, 
nos tornemos também nós 
uma oblação agradável aos vossos olhos. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. 


ANTÍFONA DA COMUNHÃO Salmo 116, 1-2 
Louvai o Senhor, povos de toda a terra, 
porque é eterna a sua misericórdia. 

Ou Mt 28, 20 
Eu estou sempre convosco até ao fim dos tempos, diz o Senhor. 


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO 
Deus todo-poderoso e eterno, 
não permitais que se separem de Vós 
aqueles a quem destes a graça 
de participar neste divino sacramento. 
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, 
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário